Assessoria
Sergio Nogueira se reúne na escola com a diretoria, representantes da SED e pais de pessoas adultas com deficiência
A Escola Estadual Ministro João Paulo Reis Veloso, em Dourados, será sede de um sonho antigo de pais de pessoas com deficiência a partir de fevereiro. Vai sair do papel o Projeto de Intervenção Pedagógica para Adultos com Deficiência: ‘Educação ao Longo da Vida’. A iniciativa partiu do desejo de uma mãe e teve articulação do vereador Sergio Nogueira e do diretor da Escola, professor José Carlos Severiano de Souza.
Segundo Nogueira, o objetivo principal é promover a educação para pessoas adultas com deficiência que requerem apoios intensos e contínuos. “Uma união de esforços a partir da demanda de uma mãe que resultou nesta importante ação. Fico feliz por ter contribuído, juntamente com o professor José Carlos, para que este projeto fosse implantado em Dourados”, comemorou o vereador.
A Secretaria Estadual de Educação (SED) publicou na edição do dia 12 de janeiro do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul a resolução que autoriza o funcionamento do Projeto. O diretor José Carlos explicou que as atividades promoverão flexibilizações e adaptações significativas. “A ideia é proporcionar continuidade ou primeiro acesso à uma organização curricular que vincula saberes escolares e letramento/funcionalidade, além da convivência entre essas pessoas que, por vezes, não foram possíveis em uma classe comum. O projeto vai atender estudantes adultos com deficiência física, intelectual ou sensorial e deficiência múltipla, que apresentam necessidades educacionais”, destacou.
Começo
Claudia Alves Barbosa é mãe da Mariana Alves Barbosa, jovem autista que já concluiu o Ensino Médio. Preocupada com o futuro da filha, procurou Sérgio Nogueira para uma alternativa de ajudar a filha que estava “ociosa”. “Vivemos em uma sociedade ainda cheia de preconceitos e falta de oportunidades. O vereador Sérgio nos recebeu em seu gabinete, sendo muito acolhedor, junto à sua equipe, apresentei as dificuldades que estava enfrentando e ele, solidário e atento, juntos iniciamos o embrião do que seria o projeto de jovens autistas e também com déficit que terminaram Ensino Médio e não estão devidamente preparados para os desafios do mundo”, contou.
Com a demanda, o parlamentar, o diretor da Escola e pais se reuniram com o professor Nei Elias Coinethe de Oliveira, da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que apoiou a iniciativa e foi um elo com a SED na aprovação e implantação do projeto. “Nós só temos de agradecer o empenho e dedicação de todos para a viabilização de transformar esse projeto em realidade”, comemorou Claudia.