A Prefeitura de Dourados realizou força-tarefa para combater o Aedes aetypti em regime de mutirão. Foram encontrados 59 focos de proliferação do mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus. A ação aconteceu na quarta-feira (13).
De acordo com a assessoria da prefeitura, as atividades foram realizadas durante todo o dia atingindo os bairros Parque do Lago II, Altos do Alvorada, Vila Toscana e Jardim Novo Horizonte. Foram mobilizados 100 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde e mais 20 funcionários na área de limpeza, vinculada Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).
Foram ainda notificados 20 imóveis em situação crítica que se enquadram na Lei da Dengue e Febre Amarela. Eles terão prazo para regularização da situação e em caso de não cumprirem, serão multados. As equipes fizeram ainda a roçada de 50 terrenos baldios que estavam em condições impróprias.
Foi feita ainda uma limpeza geral na escola Profª Iria Lucia Wilhelm Konzen e na Unidade Básica de Saúde do Parque do Lago II. Ao final de todas as atividades, ainda foi feita borrifação de inseticida, com o carro fumacê/leco, com o intuito de eliminar a população adulta do Aedes aegypti.
Além da Semsur e do CCZ, também apoiaram as atividades as equipes de saúde da família que atuam naquela região. A situação nos bairros atingidos é muito preocupante.
A área do mutirão é aquela com maior presença do mosquito, conforme o Liraa (Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti). A pesquisa mostrou que nessa área o IIP (Índice de Infestação Predial) é de 6,5%, enquanto a média da cidade é de 4,3% e o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 0,1%.
O Exército através da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada também já firmou parceria com a prefeitura para ajudar as ações de combate ao Aedes. Os militares começam a atuar junto aos agentes de endemias logo na próxima semana. Outras atividades também estão previstas no Plano de Ação Municipal para Contingência do Aedes aegypti.