00:00:00 Terça-feira, 10 de Setembro de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2016, 16:41 - A | A

Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2016, 16h:41 - A | A

Limpeza

Agentes encontram 59 focos de Aedes aegypti em bairros de Dourados

Em Dourados força-tarefa realiza fiscalização de quatro bairros da região oeste. Prefeitura lança plano que prevê maior rigor nas punições para donos de imóveis onde forem encontrados focos

Myllena de Luca
Capital News

Divulgação/Assessoria

Agentes encontram 59 focos de Aedes aegypti em bairros de Dourados

Realização de limpeza em Dourados

A Prefeitura de Dourados realizou força-tarefa para combater o Aedes aetypti em regime de mutirão. Foram encontrados 59 focos de proliferação do mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus. A ação aconteceu na quarta-feira (13).


De acordo com a assessoria da prefeitura, as atividades foram realizadas durante todo o dia atingindo os bairros Parque do Lago II, Altos do Alvorada, Vila Toscana e Jardim Novo Horizonte. Foram mobilizados 100 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde e mais 20 funcionários na área de limpeza, vinculada Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).


Foram ainda notificados 20 imóveis em situação crítica que se enquadram na Lei da Dengue e Febre Amarela. Eles terão prazo para regularização da situação e em caso de não cumprirem, serão multados. As equipes fizeram ainda a roçada de 50 terrenos baldios que estavam em condições impróprias.

Foi feita ainda uma limpeza geral na escola Profª Iria Lucia Wilhelm Konzen e na Unidade Básica de Saúde do Parque do Lago II. Ao final de todas as atividades, ainda foi feita borrifação de inseticida, com o carro fumacê/leco, com o intuito de eliminar a população adulta do Aedes aegypti.

Além da Semsur e do CCZ, também apoiaram as atividades as equipes de saúde da família que atuam naquela região. A situação nos bairros atingidos é muito preocupante.
A área do mutirão é aquela com maior presença do mosquito, conforme o Liraa (Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti). A pesquisa mostrou que nessa área o IIP (Índice de Infestação Predial) é de 6,5%, enquanto a média da cidade é de 4,3% e o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 0,1%.
O Exército através da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada também já firmou parceria com a prefeitura para ajudar as ações de combate ao Aedes. Os militares começam a atuar junto aos agentes de endemias logo na próxima semana. Outras atividades também estão previstas no Plano de Ação Municipal para Contingência do Aedes aegypti.

Comente esta notícia