Os alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio da Escola do Sesi de Dourados elaboraram o projeto “Eleições”, que abordou temas sobre cidadania, democracia, sociedade, voto consciente e funcionamento da máquina pública. A atividade ajudou a promover a reflexão sobre a democracia, estimulando a argumentação e a troca de saberes sobre a estrutura política brasileira.
“O projeto envolveu a política da nossa cidadania, por meio dele, pude aprender mais sobre os três poderes públicos, que atuam de forma individual, mas harmônica entre si. Gostei de pesquisar, produzir e desenvolver projetos para a nossa cidade, e também, eu tive a oportunidade de colocar meu repertório em prática, através do debate mediado pelos professores. Portanto, acredito que fortaleci o meu jeito de debater e rebater argumentos, graças à essa atividade bem dinâmica, pois aprendi muito com a outra sala participante, me motivando a sempre buscar o meu melhor”, relatou o aluno Fabrício Magalhães.
A execução do projeto iniciou com a separação de grupos nas turmas, cada turma indicou um candidato a prefeito e vice, vereadores e assessores. Os grupos ficaram responsáveis por fazer um levantamento de problemas existentes na nossa cidade tendo como eixos principais: educação, infraestrutura, saúde, meio ambiente e segurança pública, após esse levantamento cada grupo deveria criar propostas de soluções para as demandas.
Por outro lado, os grupos precisavam desenvolver ações de marketing para divulgar as chapas, nesse sentido foram criados materiais como cartazes, santinho e spots em vídeo de propaganda e pages em redes sociais. Esses materiais foram apresentados em sala e avaliados pelos professores em conjunto com as turmas. Conforme a assessoria, a finalização do projeto foi marcada por um debate entre os candidatos a prefeitos em que eles puderam expor e debater oralmente suas propostas, além de fazer perguntas entre eles no sentido de apontar e demonstrar qual estaria mais preparado para gerir uma cidade.
////////////////////////////////////////////////////////////////