Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Maracaju promoveram uma “corrente de amor” para proporcionar a troca de força e esperança nesta reta final do ano letivo. “A atividade foi uma experiência diferente, pois nos passou uma mensagem positiva e nos fortaleceu por tudo o que estamos vivendo. A participação dos animaizinhos de estimação dos nossos colegas fez a diferença”, relata a aluna Maicy Peres da Rosa.
“Diante da situação em que nos encontramos neste momento da pandemia da Covid-19, os alunos participaram de um vídeo em que declamam um poema de Cora Coralina e um trecho da música ‘Mais uma vez’, de Renato Russo. Cada um com sua entrega e suas características únicas”, destacou a professora Ana Cláudia Matos Krul, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa.
A atividade surgiu do diálogo com os alunos para discutir a intertextualidade. “O contexto das tantas variáveis influenciou o trabalho para transformar os alunos em seres dinâmicos, criativos, reflexivos. Assim, surgiu a autonomia dos alunos em gravar um vídeo e, como o poema de Cora Coralina estava em pauta, juntamos com a música de Renato Russo. Assim, a didática favoreceu, e repercutiu entre os sujeitos envolvidos”, pontuou.
Em tempos de isolamento social, a empatia do professor perpassa do sentimento de observar e saber do que o aluno está necessitando para um universo mais digital, segundo a assessoria. “O professor deixou de ser presença física para ser a virtual com a responsabilidade de saber incluir nos diferentes contextos. Assim, no momento a tecnologia é a única forma de motivar o diálogo entre as partes envolvidas no processo educacional”, declarou.