A Prefeitura de Dourados, por meio da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), vem ampliando as ações e atendimentos ao longo do ano. Os serviços são oferecidos em todos os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município e, somando todos os tipos, foram mais de 59 mil registros entre janeiro e novembro e seguem até o último dia deste ano.
Os atendimentos acontecem nas diversas unidades espalhadas pelo município, também chamadas de “equipamentos”. Entre essas estão o Viva Mulher, Casa da Acolhida, Família Acolhedora, Núcleo de Proteção Social Especial, entre outros, que somaram no período 10.764 pessoas atendidas.
No serviço de proteção social básica que é desenvolvido nos CRAS, CCI e CCPCD, foram quase 34 mil atendimentos. Apenas no CadÚnico, entre cadastros e atualizações, foram mais de 14 mil registros. Alguns equipamentos receberam também cursos profissionalizantes em parceria com o SENAR e Sindicato Rural, como bordado vagonite e ponto-cruz, conserva de legumes e frutas e processamento caseiro de carne de frango. Além de distribuídas mais de 600 cestas básicas para famílias necessitadas e cadastradas.
Segundo a secretária de Assistência Social, Daniela Hall, o bom trabalho desenvolvido durante o ano deve nortear as ações a partir de janeiro. “Tivemos muito trabalho esse ano, e contamos com a dedicação dos colaboradores de nossa secretaria, que se dedicaram ao máximo e fizeram os atendimentos com muito carinho. Outro ponto positivo constatado foi a retomada dos bailes do CCI. Em 2023 temos a missão de ampliar ainda mais nossos trabalhos”, explica.
Os atendimentos continuam sendo realizados e no período de recesso os equipamentos funcionarão todos os dias em horários normalmente.