A cobrança da taxa de lixo será feita por um sistema diferente a partir deste ano. A Prefeitura de Dourados começou a distribuir boletos através dos Correios. Em 2022, a cobrança aconteceu através das contas de água e esgoto da Sanesul.
A primeira parcela da cobrança para todos os imóveis será com vencimento no dia 31 de maio, e as demais com vencimento no último dia útil de cada mês. Todos os boletos serão encaminhados pelos Correios com as parcelas da Taxa de Coleta para o exercício de 2023.
No entanto, existe a possibilidade de emitir as guias pelo site da prefeitura, clicando em “Outros Débitos Imobiliários”, onde será necessário informar a inscrição imobiliária.
O valor anual da taxa para os terrenos sem construção é de R$122,88. Este valor será dividido em três parcelas de R$ 40,96. Já o cálculo para as edificações levam em consideração requisitos específicos, como área construída do imóvel; frequência da coleta no local do imóvel; fator de uso do imóvel (Comercial, residencial, industrial, misto, serviços); e padrão do imóvel conforme cadastro imobiliário.
“A fórmula para o cálculo está descrita na Lei nº 413/2021, disponível no site do Município na opção:Transparência da Coleta de Resíduos”, explica o secretário de Fazenda, Rafael Sabino.