Os colaboradores que passarem pelo hall dos relógios de ponto terão incentivo para cuidarem da saúde. A ação, organizada para conscientizar os homens que trabalham no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), é parte das atividades do Novembro Azul, campanha mundial em prol da saúde masculina, com ênfase para a prevenção ao câncer de próstata.
A data desta terça-feira (17) é conhecida como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e o mês de novembro acabou por se tornar a época de alerta para a prevenção a essa e outras doenças que acometem a população masculina.
Como lembrete para que procurem a assistência médica, os colaboradores do HU-UFGD estão recebendo laços azuis e orientações sobre saúde do homem, em vídeos e cartazes expostos no hall dos relógios de ponto. As mulheres também estão incluídas na atividade, pois são elas as grandes incentivadoras para que parceiros, pais, filhos e amigos busquem a prevenção.
Em vídeo produzido pela Unidade de Comunicação do hospital, o médico urologista dr. Osmar Maia fala sobre a campanha Novembro Azul e orienta os trabalhadores sobre a importância dos exames e das boas práticas para a manutenção da saúde. Ele também explica como funciona o tratamento do câncer de próstata e quais as chances de recuperação do paciente que recebe o diagnóstico precoce.
A ação teve início na manhã de hoje e vai até o turno da noite desta quarta-feira. Participam da realização colaboradores da Divisão de Gestão de Pessoas, Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação, Unidade de Comunicação, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho e a apoiadora da Rede Cegonha no HU-UFGD, a fisioterapeuta Ângela Rios. A empresa Festas e Fricotes também colabora com a iniciativa, disponibilizando a doação e instalação dos itens de decoração.
Câncer de próstata
De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2014, aproximadamente 69 mil casos da doença foram estimados no País, sendo ela o segundo tipo de câncer mais comuns entre homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
No mundo, é o sexto câncer mais comum e representa 10% do total de cânceres. Cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos, e a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que a partir dos 50 anos o homem já procure o urologista para fazer os exames preventivos.
A próstata é uma glândula que apenas o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é responsável por produzir parte do sêmen, líquido que contém os espermatozoides e que é liberado durante o ato sexual.
É nesse órgão que são encontrados tumores que levam ao câncer, sendo que eles podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo ocasionar a morte. Em 2013, a doença foi responsável pelo óbito de 13.772 homens no Brasil. O diagnóstico precoce, portanto, é indicado por se tratar de um câncer que não apresenta sintomas em seu estágio inicial, dando sinais somente quando já não restam muitas chances de recuperação.