“Há treze anos esse Conselho estava desativado e agora será um novo tempo. Só temos a agradecer a prefeita Délia Razuk que nos deu essa abertura”, destacou Nádia Etiene Domingos, coordenadora da Casa dos Conselhos, durante ato de posse do Comafro (Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento de Direitos dos Afro-brasileiros). A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (13), na Prefeitura de Dourados.
O Comafro é uma representação paritária e conta com envolvidos de várias entidades. Luhara de Souza Arguelho, presidente do Conselho destacou o objetivo dos membros de construir ações “práticas, dinâmicas e reflexivas”.
Ela ressaltou ainda que os representantes estavam em tratativas para a retomada do Conselho e estavam gratos pelo momento da posse. “Há anos tentando articular a formatação do Conselho e agora foi possível. Após as conferências, articulação junto ao legislativo e junto gestão municipal, a prefeita colocou na pauta e convocou o Conselho. Temos a agradecer por isso e além do sentimento de gratidão temos o de responsabilidade”, disse.
A prefeita Délia Razuk anteriormente a posse parabenizou a luta da classe para retomar o Conselho e destacou que agora os membros farão “linha de frente” quanto às demandas dos afros-descendentes em Dourados.
A “voz da comunidade” diante da estruturação do grupo foi destacada pelo secretário de Assistência Social Landmark Rios. Ele enfatizou a atuação do Conselho como fundamental junto à gestão municipal.
Conselheiros destacaram que várias ações já vêm sendo articuladas nas escolas, junto à comunidade. Uma delas é o Festival da Cultura Afro, que acontecerá em breve na Praça Antônio João, e também uma audiência pública sobre o movimento negro.
A presidente ressaltou ainda que o grupo realiza um planejamento para as atividades do próximo ano.
Depois do ato de posse, o grupo fez apresentação cultural no pátio da Prefeitura de Dourados.