Divulgação/PMD
Prefeitura retira lixo e materiais que possam se transformar em criadouros do mosquito
Preocupa com o avanço de doenças como a dengue e outras novas como a chikungunya e zika, a Prefeitura de Dourados um Plano de Contingência e entre as ações idealizadas, uma força-tarefa está fazendo limpeza e roçada de terrenos baldios para combater o aedes aegypti. Só nas ações realizadas no Parque das Nações II Plano e Jardim Santa Brígida durante essa semana, foram limpos cerca de cem terrenos baldios de particulares.
Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) é uma limpeza para derrubar o mato, recolher lixo e material que possa acumular água parada o que permite a reprodução do mosquito. Na região do Parque das Nações II Plano foram trabalhados 3.032 imóveis, sendo que 714 estavam fechados. Também foram encontrados 74 focos e expedidas 26 notificações. Também foi roçado um campo de futebol e o quintal de uma creche. Em toda região foi feito bloqueio químico.
O trabalho envolveu cem agentes de endemias, 40 militares do Exército, 25 agentes de serviços gerais da Semsur e cinco voluntários da Ong Demolay. A Semsur utilizou quatro caçambas e três caminhões retirados com entulhos e material reciclável. Também foi feita vacinação antirrábica em cães e gatos.
Os mutirões
O Plano de Contingência contra Dengue, Chikungunya e Zika realizados através de força-tarefa passou também pela região do Izidro Pedroso e o Grande Itália, entre os bairros, Vila Hilda, Jardim Independência, Jardim Londrina, entre outros.
De acordo com o Plano de Contingência, todos os pontos da cidade devem ser inspecionados, principalmente locais onde há concentração de veículos parados, como nos estabelecimentos de compra e venda de carros e, principalmente em automóveis que são deixados na rua, em frente a oficinas. Neste ultimo caso a responsabilidade do proprietário do estabelecimento é ainda maior.