00:00:00 Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 28 de Maio de 2021, 13:04 - A | A

Sexta-feira, 28 de Maio de 2021, 13h:04 - A | A

Medidas restritivas

Covid-19: Dourados decreta lockdown por 14 dias a partir de domingo

Cidade terá funcionamento apenas de serviços essenciais

Elaine Silva
Capital News

Assecom

Transbordo Dourados

Militares fazem desinfecção contra coronavírus no terminal de transbordo de Dourados


Foi anunciado nesta sexta-feira (28) pelo prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), o lockdown de 14 dias a partir deste domingo (30), após agravamento dos casos de contaminação por covid-19.  A medida é considerada a mais severa no enfrentamento à pandemia, porém se faz altamente necessária diante do quadro de quase 200 novos casos da doença por dia e de uma média de 50 pessoas na fila de espera por uma vaga de UTI Covid, conforme a prefeitura do município.

“Estamos vivendo um momento importante, porém difícil. Enfrentando um inimigo que é o vírus da Covid-19 e lamentando o cenário que não é só em Dourados, mas do Brasil. E se nenhuma medida efetiva for tomada no nosso município podemos perder o controle da situação. Estamos com uma média de 40 a 50 pessoas na fila da UTI diariamente. Esse é um momento de união. Estamos trabalhando, fazendo tudo o que está ao nosso alcance e precisamos passar por esse momento juntos. Entendemos que é um momento que a sociedade precisa se unir para juntos oferecermos condições para que o serviço de saúde continue atendendo”, pondera o Prefeito Alan Guedes.

Com o Lockdown, fica proibida a circulação de pessoas nas vias públicas durante todo o dia. As pessoas só podem sair de casa para ir a supermercados, açougues e padarias, farmácias, hospitais e postos de gasolina, mas é preciso seguir algumas restrições.  Também fica proibida a venda de bebidas alcoólicas.

Estes estabelecimentos podem abrir, mas devem atender apenas com 50% da capacidade. Será permitida a entrada de apenas uma pessoa por família, salvo em casos de famílias monoparentais e pessoas que precisem de acompanhante devido a condições físicas e psicológicas.

Os supermercados, açougues e padarias podem funcionar de segunda à sábado até às 18h. No domingo, será permitido funcionar até às 14h. As distribuidoras de água e gás podem funcionar de segunda à sábado até às 18h. Postos de gasolina e farmácia podem funcionar 24h dia.

Os serviços de saúde que atendem urgência, emergência e alto risco vão continuar funcionando normalmente. Atendimentos eletivos ficam suspensos. Serviços de transporte de passageiros e ônibus poderão funcionar para pessoas que precisarem dos serviços com 50% de capacidade de pessoas sentadas. Todas as regras do decreto serão publicadas até o final do desta sexta-feira (28).

Comente esta notícia