00:00:00 Sábado, 12 de Outubro de 2024


Cotidiano Terça-feira, 17 de Janeiro de 2023, 18:34 - A | A

Terça-feira, 17 de Janeiro de 2023, 18h:34 - A | A

Prevenção

Cuidados com a dengue devem aumentar durante o verão

CCZ alerta população com cuidados que impeçam a reprodução do inseto

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/PMCG

Casos de dengue estão estáveis em Campo Grande

Agentes da Vigilância Sanitária devem ser recebidos para vistoria nas residências

A proliferação do mosquito Aedes Aegypti é uma grande preocupação nesta época do ano, caracterizada pelas altas temperaturas e chuvas frequentes. O inseto é um vetor na disseminação da dengue e, de acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Dourados, apenas entre os dias 8 e 14 de janeiro, foram 27 notificações da doença e três casos confirmados.

 

Em 2022 o município registrou 916 casos positivos e uma morte. “A melhor forma de evitarmos a dengue, zika e chikungunya é evitando a proliferação do mosquito, por isso é muito importante que todos possamos intensificar o trabalho mecânico, eliminando possíveis criadouros do mosquito, como vaso de planta, pneus, piscinas sem uso, descarte de lixo correto, entre outros. ”, destaca a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Priscila da Silva.

 

Priscila reforça ainda para que os moradores colaborem com os agentes de endemias durante as visitas às residências. “Receba nossos agentes e denuncie ao CCZ imóveis críticos”.

 

Cuidados com a Dengue

 

Conhecendo o ciclo de vida e os hábitos do Aedes Aegypti, é possível estabelecer as medidas necessárias para combatê-lo. O uso de repelentes pode reduzir as chances de ser picado, mas não tem nenhum efeito sobre a infestação de mosquitos. Por isso, é fundamental adotar cuidados que impeçam a reprodução do inseto por eliminar seus criadouros e complementar essas medidas com o reforço da proteção individual. Veja como fazer isso:

 

Atente-se aos vasos de plantas, coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova. Livre-se de objetos que acumulam água, dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

 

Armazene garrafas da forma correta, se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo. Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água, as calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

 

Higienize recipientes que armazenam água, tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.Tenha cuidado com o lixo amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios. Utilize proteção individual as medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.

 

Dengue pode matar

 

Ao ter sintomas, procure um médico, os primeiros sintomas de dengue são pouco específicos e incluem febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e dores nas articulações e nos músculos, o que torna difícil diferenciar essas doenças entre si e em relação a outros males.

 

Por isso, além de saber como identificar o mosquito Aedes aegypti e adotar as medidas de prevenção, é preciso estar atento aos sintomas e procurar atendimento médico.

 

Comente esta notícia