00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Cotidiano Terça-feira, 11 de Agosto de 2015, 11:16 - A | A

Terça-feira, 11 de Agosto de 2015, 11h:16 - A | A

Profissionalizante

Cursos de qualificação formam mais de 300 em Dourados

Certificados foram entregues nesta segunda para alunos de várias entidades, distritos e aldeia indígena

Rogerio Vidmantas
De Dourados para o Capital News

Chico Leita/PMD

Cursos de qualificação formam mais de 300 em Dourados

: Murilo Zauith e Ledi Ferla entregam certificado à aluno do Qualifica Dourados

Essa segunda-feira (10) foi de comemoração para mais de 300 alunos dos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Prefeitura de Dourados através do programa Qualifica Dourados e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Eles participaram de 18 cursos diferentes que foram ministrados em várias entidades, distritos e aldeias indígenas e receberam os certificados das mãos do prefeito Murilo Zauith e da secretaria de Assistência Social, Ledi Ferla. 


A solenidade foi realizada no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) e contou com a presença dos vereadores Idenor Machado, Cido Medeiros, Sérgio Nogueira, Marcelo Mourão e representantes da Polícia Militar e Exército. Murilo ressaltou a importância da qualificação para gerar renda para as famílias e, conseguentemente, ao município. “É um projeto que deu certo e que vamos executar do começo ao fim. Com certeza quando encerrar meu mandato vou entregar uma prefeitura bem melhor do que peguei com mais de cinco mil pessoas qualificadas, com mais renda, uma cidade com mais infraestrutura”, disse.


Com o auditório lotado, a secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, afirmou que os cursos em parceria com o Senar vão continuar no segundo semestre e que aguarda a abertura dos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). “Sem dúvida os cursos possibilitam momentos alegres e de descontração, mas o objetivo é profissionalizar pessoas para gerar renda”, disse.


A mesma opinião é da dona de casa Orlinda Ramos da Cruz, que fez a oficina de artesanato e fuxico. “Agradeço por estar aqui recendo esse certificado, que me proporcionou muitas alegrias, aprendi muito e espero a abertura de mais cursos para participar”, disse.


O mesmo caso é de Maria Helena Gimenes Rodrigues, que fez o curso de derivados da banana. Ela conta que o curso vai possibilitar fazer inúmeros produtos e receitas, como doces, artesanatos, entre outros. No caso de Maria Helena, além dela obter o beneficio próprio do curso, ainda vai trabalhar de voluntária ensinando outras famílias que moram no Residencial Dioclécio Artuzi. “La no bairro têm muitas famílias pobres que precisam aprender e aumentar a renda. Por isso, o que aprendi vou ensinar para que eles possam ganhar uma renda maior”.


Os cursos ministrados através do Senar são oficinas rápidas que duram entre dois a três dias, como beneficiamento e transformação caseira da mandioca, produção caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados, corte de costura e modelagem, processamento do milho, processamento caseiro da banana, informática avançada, entre outros.

Comente esta notícia