A aplicação de vacinas contra a covid-19 segue em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Dourados, área urbana e distritos, e na Sala de Vacinação do PAM (Pronto Atendimento Médico), essa em horários diferenciados, inclusive aos sábados, menos nos dias 24 e 31.
Porém, a alta na procura nas últimas semanas provoca a falta de algumas vacinas. Segundo o Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), o estoque de vacinas Coronavac pediátrica, para crianças de 3 e 4 anos, e Pfizer pediátrica, para crianças de 5 a 11 anos, chegou ao fim.
Para repor o estoque, a Sems fez o pedido ao Ministério da Saúde, que faz a distribuição de doses para todo o Brasil, mas ainda não teve resposta positiva. “Esse é o protocolo, avisamos o Ministério quando nosso estoque está perto do fim, para que a reposição seja feita sem a interrupção do serviço. Porém, desta vez, ainda não fomos atendidos, infelizmente”, comenta o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques.
Segundo ele, as demais vacinas seguem sendo aplicadas normalmente nas UBSs. A única exceção é a vacina Pfizer Baby, para crianças de seis meses até dois anos, 11 meses e 29 dias. Essas são ministradas apenas na Sala de Vacinação do PAM. “Essas vacinas recebemos um lote limitado também e orientamos os pais e responsáveis que se apressem em levar seus filhos para iniciar o ciclo de imunização”, explica. Essas crianças recebem três doses, sendo que a segunda é aplicada quatro semanas após a primeira e a terceira cerca de quatro meses após a segunda.