00:00:00 Sábado, 12 de Outubro de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 09 de Novembro de 2015, 08:35 - A | A

Segunda-feira, 09 de Novembro de 2015, 08h:35 - A | A

Novembro Azul

Dourados começa campanha Novembro Azul

A campanha Novembro Azul também é voltada à saúde do homem como um todo, principalmente o estimulando a cuidar da própria saúde e apresentando a necessidade disso

Myllena de Luca
Capital News

Foto: Assecom/Arquivo

Dourados começa campanha Novembro Azul

Depois da intensa campanha em prol da saúde da mulher agora é a vez do homem

A Prefeitura de dourados começa, nesta segunda-feira (9). Serão diversas ações neste mês voltadas para a saúde do homem saúde do homem, com ênfase maior ao combate ao câncer de próstata. A abertura acontece no Plenário José Cerveira, localizado no Centro Administrativo Municipal (CAM). Haverá palestra com o tema “Vamos conversar sobre o câncer de próstata?”, voltada aos funcionários públicos municipais.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no decorrer do mês as unidades básicas de saúde da família ainda farão uma série de ações voltadas ao público masculino. As atividades incluem palestras, consultas médicas para detectar problemas na próstata, consultas odontológicas voltadas ao homem, aferição de pressão arterial, exames de diabetes, sorteios de brindes e outros.

A campanha Novembro Azul também é voltada à saúde do homem como um todo, principalmente o estimulando a cuidar da própria saúde e apresentando a necessidade disso. “O homem costuma procurar menos do que a mulher os serviços de saúde. Precisamos mudar isso e estamos fazendo nossa parte promovendo a conscientização através dessa campanha”, relata o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira.

A rede pública oferece tratamento para as doenças relacionadas à saúde do homem. No caso do câncer de próstata, o município segue o protocolo do Ministério da Saúde, que trabalha com o incentivo ao diagnóstico precoce.

Os homens devem sempre ficar atentos aos sintomas da doença, principalmente após os 40 anos de idade quando os riscos aumentam. A maior incidência da doença é a partir dos 60 anos de idade. Quem tem histórico familiar deve ter cuidado redobrado.
 
Os sintomas mais evidentes são a dificuldade de urinar, jato de urina fraco, aumento de idas ao banheiro, com ou sem dor. “Esse são sintomas dessa e de outras doenças. Por isso é importante o homem estar atento ao próprio corpo e procurar o médico”, explica a diretora do Departamento de Atenção Básica, Fabiane Muller Dezan.

Com informações da ssessoria de comunicação.

Comente esta notícia