Assessoria Prefeitura de Dourados

Ministro Ricardo Barros em encontro com representantes dos municípios de MS ocorrido em Campo Grande
Município de Dourados foi convidado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, a coordenar uma oficina sobre o programa de sistematização do Prontuário Eletrônico do Cidadão, o e-SUS PEC. Os participantes serão os estados da região Centro-Oeste.
Dourados demonstrará, a partir dos exemplos adotados pela prefeitura na implantação do programa, os resultados obtidos para melhor contemplar os usuários do Sistema Único de Saúde.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Renato Vidigal, Barros citou Dourados como uma particularidade nacional, durante a visita que fez ao Mato Grosso do Sul em janeiro. Na ocasião, o ministro veio à Campo Grande e participou de um encontro com os representantes dos municípios do estado.
Vidigal citou que a administração encontrou apenas três unidades de saúde informatizadas e no primeiro mês de mandato já chegou a 40 pontos de informática, interligados pelo e-SUS. “Nós próximos dias vamos fechar as outras sete que estão faltando e poderemos chegar a 100% de pontualidade no controle de atendimento”, afirmou.
Barros chegou a citar , por exemplo, a procura mais intensa pela vacina contra a febre amarela. “Nós já vimos que algumas pessoas que procuram por essa vacina, na verdade, já foram imunizadas e, com isso, podemos direcionar melhor a distribuição das doses. Quando todos os municípios tiverem o controle que é feito em Dourados, ficará muito mais fácil para desenvolvermos campanhas de cunho nacional”, disse.
Recursos
Ainda de acordo com o secretário, em audiência com o senador Pedro Chaves (PSC) na última quarta-feira passada (1º), o ministro da Saúde se comprometeu em agilizar o pedido de três unidades móveis para atendimento médico e odontológico, além de R$ 1,2 milhão para revitalização do espaço do PAM em Dourados.