Por orientação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), anunciou que não há mais a necessidade de intervalo entre aplicação das vacinas contra a gripe e contra a Covid-19. A medida visa ampliar a adesão da população às duas campanhas de vacinação.
De acordo com a nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, na última terça-feira (28), como regra geral, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação poderão ser aplicadas no mesmo dia, exceto as vacinas tríplice viral ou tetra viral com a vacina febre amarela em pessoas menores de 2 anos de idade primovacinados, seguindo as orientações estabelecidas na rotina de vacinação pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“O Ministério da Saúde opta por, neste momento, atualizar as recomendações […] Desta forma as vacinas covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo”, destaca a nota. Até então o PNI recomendava aguardar um intervalo de 14 dias entre os imunizantes.