A cidade de Dourados ainda não teve nenhum caso confirmado da COVID-19, mas mesmo assim a Prefeitura Municipal tomou medidas mais severas para impedir a circulação de pessoas e, consequentemente, a disseminação do novo coronavírus. Em decreto publicado nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial, estão fechados todos os parques públicos e centros esportivos municipais, além da limitação no horário de funcionamento de diversas categorias de comércio.
Em transmissão pela internet, Délia Razuk afirmou que o momento é de sensatez e proteção, não de pânico. Para evitar a circulação, determinou o bloqueio dos passes de estudantes, deve fazer o mesmo em relação aos idosos. “Não é momento de pânico. É momento de sensatez. É momento de proteção. Fechamos escolas municipais, determinamos bloqueio de passes para estudantes. Semana que vem começa a vacinação contra Influenza primeiramente para idosos e posteriormente vamos bloquear passes dos idosos”, explicou.
Abre e fecha
O decreto, assinado pela prefeita Délia Razuk, proíbe, por tempo indeterminado o funcionamento de casas noturnas, pubs, lounges, tabarias e boates. Ficam fechados também academias de ginástica, teatro, cinema, casas de eventos, clubes e associações recreativas.
A restrição de horário não vai atingir, a principio, mercados, supermercados, hipermercados, farmácias e postos de combustíveis. Os demais podem permanecer abertos entre 10h e 18h de segunda a sábado.
Já o Shopping Avenida Center irá abrir suas lojas às 12h e fechar às 20h de segunda a sábado. Aos domingos e feriados abre às 14h e encerra às 20h. A praça de alimentação funcionará todos os dias entre 11h e 20h.
Ainda de acordo com o decreto, a Guarda Municipal realizará a fiscalização para atender o cumprimento das medidas estabelecidas. Empresas que não seguirem as novas determinações estarão sujeitas às penalidades e sanções aplicáveis na Lei do Uso e Ocupação do Solo e Código de Posturas no que couber.