Dourados/MS, Domingo, 13 de Junho de 2021 |
27˚
(67) 3042-4141
Cotidiano
Segunda-Feira, 31 de Maio de 2021, 10h:45
Tamanho do texto A - A+

Dourados inicia lockdown no pior momento da pandemia da covid-19

Fim de semana foi de recorde em novos casos e mortes causadas pela doença

Rogério Vidmantas
Capital News

Marciel Arruda

Dourados

Dourados amanheceu com comércio fechado e pouca gente circulando pelo centro

A cidade de Dourados enfrenta seu pior momento na pandemia da covid-19 e, para tentar conter o avanço da doença, está em um período de lockdown. O início, neste domingo (30), veio justamente no pior fim de semana desde o início da crise, em março do ano passado, com recordes de novos casos, mortes e insuficiência em leitos de UTI para o tratamento da doença. 

 

Na última sexta-feira a Prefeitura Municipal decretou o fechamento de todo serviço não-essencial do município, mantendo apenas o funcionamento de supermercados, farmácias e postos de combustível. Essas medidas, que passaram a ter validade neste domingo (30) são válidas por 14 dias.

 

Com o novo decreto, fica proibida a circulação de pessoas nas vias públicas durante todo o dia. As pessoas só podem sair de casa para ir a supermercados, açougues e padarias, farmácias, hospitais e postos de gasolina, mas é preciso seguir algumas restrições.

 

Recorde de casos

 

Justamente no início dessas medidas, Dourados registrou seus piores números. No sábado (29), o boletim distribuído pelo Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus apontava 306 novos casos, o maior número até então, com 15 mortes confirmadas, cinco delas de pacientes de outros municípios. No domingo, o recorde foi batido com 312 testes positivos e mais dez mortes, três de outros municípios.

 

Paralelamente ao aumento dos números de casos ativos na cidade – 2.414 no último boletim – preocupa também o déficit de leitos de UTI para o tratamento dos doentes graves. A ocupação está em 100% e outros 55 pacientes aguardam vagas e podem ter a situação agravada durante o tempo de espera. Para complicar, os leitos de UTI para tratamento de outras doenças também estão todos ocupados.

 

Fiscalização reforçada

 

Com objetivo de garantir as medidas de prevenção à covid-19, equipes da Guarda Municipal de Dourados, da Polícia Militar, Vigilância Sanitária e secretarias municipais, iniciaram a fiscalização neste domingo (30). “São 14 equipes espalhadas por toda cidade em uma força tarefa para orientar a população”, explicou a comandante da GM Liliane Graziele Céspedes Nascimento.

 

Durante as abordagens estão sendo entregues panfletos com orientações sobre o que é ou não permitido nos próximos 14 dias. Além das forças de segurança, fiscais da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e da Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas) reforçam as ações de fiscalização.

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix