A Sebrae/MS realizou um estudo para o Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq), do Governo do Estado, que mostra oportunidades para empreender em 39 áreas da economia na cidade de Dourados.
São áreas para se investir no comércio e serviços, entre elas academia de ginástica, treinamento organizacional, lavanderia, instalação e manutenção de equipamentos residencial, comercial e industrial, limpeza, comida congelada, estacionamento, confecção de fardamento militar e tecnologia da informação.
Existe opção na área do turismo, que cresce muito no município. Há espaço para bares, cafés, docerias e atrações noturnas, hotéis e pousadas para temporadas e fim de semana, padarias, lanchonetes, serviços de buffet, teatro e cinema.
No segmento da indústria as opções são agroindústrias para beneficiamento de frutas, verduras, mel, leite, couro bovino e de peixe, confecção de uniformes industriais, reciclagem de lixo doméstico e industrial, manutenção de veículos e máquinas pesadas, manutenção industrial, produção de materiais EPIs e serviço de alimentação industrial.
De acordo com o estudo, no segmento agropecuário há oportunidades para produção de frutas e hortaliças, produção de leite, produção de mel, produção de pães, bolos e doces caseiros, pousadas rurais, piscicultura, produção agroecológica com comercialização personalizada e produção de pequenos animais com características caipiras.
O estudo do Sebrae apresenta Dourados como “centro de uma região de destaque no agronegócio no Estado, propiciando condições para a atração de muitos investimentos em outros setores, principalmente na agroindústria, comercio, serviços e o setor educacional”.
Ainda de acordo com o estudo, Dourados, localizada na BR-163, apresenta localização estratégica diferente de muitos municípios de Mato Grosso do Sul. Um setor apontado como em destaque também é o de turismo, na área de hotelaria, restaurantes e atrativos socioculturais.
Com informações da assessoria de comunicação.