Em sua segunda edição, a Semana Nacional do Tribunal do Júri em Mato Grosso do Sul possibilitará, ao município de Dourados, o julgamento de 14 processos que tratam de crimes dolosos contra a vida. As sessões serão presididas pelos juízes César de Souza Lima, Alessandro Carlos Meliso Rodrigues, Eguiliel Ricardo da Silva, Jorge Tadashi Kuramoto, Marcus Vinícius de Oliveira Elias, Ricardo da Matta Reis, Rosângela Alves de Lima, Rodrigo Barbosa Sanches e Rubens Witzel Filho.
Para o juiz César de Souza Lima, da 3ª Vara Criminal de Dourados, que coordenará a ação em Dourados, a Semana é de grande valia e trará benefícios ao Judiciário. “Processos antigos pendentes de julgamento dão uma sensação de impunidade e esses mutirões acabam justamente com isso. Apesar de alguns processos ficarem pendentes porque os réus não são localizados, ou em razão de cartas precatórias não cumpridas, ou por testemunhas não encontradas, ou inquéritos não concluídos, enfim, por diferentes motivos, as tentativas são válidas e merecem todo o apoio”, disse o juiz.
Neste ano, o mutirão acontecerá do dia 13 a 17 de abril. As comarcas que realizarem mais julgamentos e tiverem melhor desempenho serão premiadas com o Selo Enasp – um meio de incentivo concedido pelo Conselho Nacional de Justiça aos juízes e uma demonstração de reconhecimento nacional.