Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Cuidados devem ser os mesmos da dengue e sintomas podem ser parecidos
Além da alta incidência de dengue em todo Estado, a Febre Chikungunya também está sendo observada com atenção pelas autoridades. Nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o boletim epidemiológico atualizado desta doença e Dourados já apresenta sete confirmações e 33 notificações.
O mosquito transmissor é o mesmo da dengue e pode transmitir as duas doenças para a mesma pessoa. No Mato Grosso do Sul são 242 casos notificados que já se aproxima da quarta maior marca dos últimos seis anos com apenas quatro meses neste ano.
Os casos confirmados são em Bela Vista (1), Campo Grande (29), Dourados (7), Jardim (1) e Três Lagoas (1), totalizando 39.
A SES alerta que sintomas como febre de início súbito maior que 38,5°C e dor intensa nas articulações de início agudo, acompanhada ou não de edemas (inchaço), não explicado por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas onde estejam ocorrendo casos suspeitos até duas semanas antes do início dos sintomas ou que tenha vínculo com algum caso confirmado, devem ser observados como suspeita.
As recomendações são de manter em repouso, tomar muito líquido: água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas; manter amamentação; procurar uma unidade de saúde; e evitar a exposição à mosquitos.