00:00:00 Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024


Cotidiano Sábado, 18 de Agosto de 2018, 07:21 - A | A

Sábado, 18 de Agosto de 2018, 07h:21 - A | A

Pólio e Sarampo

Dourados terá 36 pontos de vacinação no “Dia D” neste sábado

Crianças até cinco anos devem ser imunizadas contra poliomielite e sarampo

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

A.Frota/Arquivo PMD

Dourados terá 36 pontos de vacinação no “Dia D” neste sábado

Seis pessoas morreram por sarampo nos dois estados este ano

O Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde de Dourados se mobiliza para imunizar o maior número de crianças possível contra poliomielite e sarampo durante o “Dia D” de vacinação neste sábado. Serão 36 pontos disponíveis para a população.

De acordo com a recomendação, crianças até cinco anos devem receber as doses. A campanha acontece em todo país, teve início no dia 6 e seguirá até o dia 31 de agosto.  

Dourados recebeu mais de 12 mil doses das vacinas e a meta da administração municipal é alcançar 95% do público-alvo. Além dos 36 pontos, a vacinação no Dia D acontecerá também na Praça Antônio João.

Até a quinta-feira, o Núcleo de Imunização relatou que o município já vacinou 18% do público-alvo

Nas unidades de saúde o horário será das 8h às 17h (sem fechar para almoço) e na praça central das 8h às 13h.

A imunização é a forma de prevenção para que os casos das doenças não retornem. Tanto a pólio quanto o sarampo podem levar à morte quando alcançam estágios graves. No caso da pólio, o vírus é considerado extinto do país desde meados de 1990, no entanto, outros países têm contado com casos e falta de cobertura vacinal pode fazer com que o vírus retorne para o Brasil.

Em relação ao sarampo, informações do Ministério da Saúde é que até terça-feira (14) haviam sido confirmados 910 casos no Amazonas. Roraima registrou 296 casos, sendo que 17 deles são residentes da Venezuela. Outros 101 casos estão sendo investigados naquele estado.

A mobilização em torno do dia D em Dourados conta com parceria da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e do Rotary Club, que tem na luta pela erradicação da pólio uma das iniciativas mais longas e importantes da sua trajetória.

Comente esta notícia