00:00:00 Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016, 13:59 - A | A

Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016, 13h:59 - A | A

Reconhecimento

Doutoranda em Ciências da Saúde da UFGD recebe prêmio do Ministério da Saúde

Kesia Esther da Silva recebeu reconhecimento pelo estudo de surto de infecção hospitalar causado por Serratia marcescens.

Flavia Andrade
Capital News

A pesquisa da doutoranda em Ciência da Saúde da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) pelo estudo de surto de infecção hospitalar causado por Serratia marcescens multiresistentes, identificadas no ambiente hospitalar, especificamente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do HU-UFGD, ganhou o “Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS” com reconhecimento do Ministério da Saúde.

De acordo com a doutoranda, o trabalho premiado fez a descrição de um surto de infecção hospitalar causado por Serratia marcescens, coprodutora de duas potentes enzimas que degradam antibióticos, a enzima KPC-2 e IMP-10. Essa é a primeira descrição no mundo de uma bactéria com estas características de resistência e o primeiro relato da enzima IMP-10 no Brasil.

O prêmio, na categoria “Trabalho Científico Publicado”, foi entregue em Brasília (DF) no dia 13 de dezembro, pelo desenvolvimento do estudo “Co-produção de KPC-2 e IMP-10 em Serratia marcescens resistentes a carbapenêmicos isolados de um surto em um hospital de ensino brasileiro”. Kesia, que é biomédica e mestre em Ciências da Saúde pela UFGD, atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde da universidade.

Comente esta notícia