Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 10 de Setembro de 2020, 10:54 - A | A

Quinta-feira, 10 de Setembro de 2020, 10h:54 - A | A

Reintegração

Em Caarapó internos confecciona muletas e ajudam a saúde municipal

A iniciativa surgiu a partir de uma necessidade dentro do próprio estabelecimento prisional

Laryssa Maier
Capital News

Arquivo Agepen

Em Caarapó internos confecciona muletas e ajudam a saúde municipal

As muletas são confeccionadas com produtos doados por empresas de materiais de construção

No Estabelecimento Penal Masculino de Caarapó, na oficina de artesanato e marcenaria do presídio, estão sendo produzidas muletas em madeiras doadas à Secretaria Municipal de Saúde para atendimento às pessoas que necessitam. Uma das 42 unidades prisionais da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS).

 

De acordo com o diretor do EPCaarapó, João José Rauber, a iniciativa surgiu a partir de uma necessidade dentro do próprio estabelecimento prisional, quando um dos internos precisou fazer o uso de muletas. Ao verificar a dificuldade de encontrar na região o equipamento que auxilia na locomoção, então surgiu a ideia de a unidade mesmo confeccionar. “Um custodiado da nossa oficina de artesanato me falou que sabia fazer e então testamos, o resultado foi muito bom, diante disso, decidimos também confeccionar para oferecer ao Município”, conta Rauber.

 

Além das muletas, a unidade já fabricou mesas e cadeiras infantis para doação à creche local. O trabalho na oficina, junto com outras atividades artesanais, também rende exposições para a venda na feira da Praça Central de Caarapó quando o evento está liberado pela Prefeitura.

 

Denominada "Construindo a Liberdade", a exposição é fruto de uma parceria entre a Agepen, por meio da direção do presídio, e a Prefeitura Municipal de Caarapó, que cedeu o espaço. Além disso, conta com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho da Comunidade local.

 

De acordo com assessoria, dentre os produtos em madeira confeccionadas pelos reeducandos estão jogos de mesa e cadeiras, casinhas de cachorro, casas de boneca, carrinhos, enfeites etc. O objetivo é arrecadar fundos para aquisição de insumos e ampliar a capacidade de produção do setor de artesanato do presídio, possibilitando que mais custodiados trabalhem. Toda a prestação de contas é feita aos órgãos parceiros.

 

Além dessas, várias ações vêm sendo desenvolvidas no Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó, entre elas, a produção de hortaliças que são doadas à comunidade local.

 

Comente esta notícia