Mesmo sem nenhum caso suspeito de coronavírus a Secretaria de Saúde de Dourados definiu o Hospital da Vida e o Hospital Universitário (HU) como unidades de referência para o acolhimento dos casos suspeitos de coronavírus. M
Segundo a assessoria do município ações já iniciaram para preparar equipes, estrutura e profissionais e atender aos requisitos de atendimento, encaminhamento, acompanhamento e tratamento dos pacientes. Se o paciente for atendido em hospitais privados, ele deverá ser mantido na mesma unidade, em leito com isolamento. Se for em consultório particular, acionar o SAMU para transporte do paciente para o Hospital da Vida ou algum hospital da rede privada de acordo com a necessidade do paciente.
Está recomendado o uso de máscara cirúrgica para todo paciente com sintomas respiratórios na sala de espera/recepção de postos de saúde e UPA. Se caso o paciente for considerado leve, caberá a unidade de saúde fazer a notificação, realizar a coleta de amostras e encaminhará para o Laboratório Central (LACEN) em Campo Grande. Deverá, ainda, orientar sobre o isolamento domiciliar e retorno se necessário.
O isolamento na casa da pessoa deverá ser por 14 dias com ambiente privativo e ventilação natural, distância dos demais familiares e evitar compartilhamento de utensílios domésticos, enquanto houver sinais e sintomas clínicos. O paciente deverá fazer higienização das mãos e superfícies; restringir contato com outras pessoas e usar máscara cirúrgica. Se o caso for grave, conforme a secretaria, e o paciente apresentar insuficiência respiratória, o mesmo deverá ser inserido em isolamento de contato e encaminhado a um dos dois hospitais.