00:00:00 Domingo, 13 de Outubro de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 25 de Maio de 2023, 11:51 - A | A

Quinta-feira, 25 de Maio de 2023, 11h:51 - A | A

Educação

Escolas de Dourados seguem com aulas normais nesta semana

Sindicato dos Professores optou por indicativo de greve, mas servidores mantiveram atividades

Rogério Vidmantas
Capital News

Assecom

Dourados Aulas

Alunos seguem com as aulas normalmente nas escolas municipais de Dourados

Levantamento feito pela supervisão técnica da Semed (Secretaria Municipal de Educação) indica que 100% dos 34 mil alunos das 85 unidades (Escolas e Centros de Educação Infantil) estão em sala de aula normalmente nesta quinta-feira (25). A informação contraria, mais uma vez, a narrativa do Simted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Dourados) de que há uma "greve geral" no município.

 

O Sindicato também tenta sustentar a narrativa de que a aprovação do Projeto de Lei, de autoria do Executivo, na última segunda-feira (22) "destruiu" o PCCR (Plano de Cargos Carreiras e Remuneração) dos professores de Dourados. Na verdade, a aprovação dos vereadores reconheceu e valorizou duas classes de professores, os Normalistas e Leigos, que não têm formação superior. A partir da aprovação e com reajuste deste ano, esses profissionais também terão os salários enquadrados dentro do Piso Nacional da Categoria.

 

24,89% de reajuste

 

Enquanto o Simted reclama, boa parte dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) reconhece que as remunerações tiveram um avanço considerável nos últimos dois anos. Em 2022, os profissionais tiveram 18,89% de reajuste. Somados aos 6% deste ano, o incremento salarial chega a quase 25% nesse período.

 

"Ao contrário do que prega o Sindicato, temos o maior respeito e reconhecimento pelos professores. Sabemos da importância de cada um dos profissionais da Reme e vamos continuar o processo de valorização da categoria dentro da capacidade de pagamento da prefeitura e da responsabilidade fiscal. Temos muito para avançar ainda e vamos avançar. O que não podemos tolerar é a irresponsabilidade de alguns agentes sindicais que tem outros interesses, que não a Educação em Dourados", disse o prefeito Alan Guedes.

 

Comente esta notícia