Divulgação
Reunião entre a prefeita de Dourados e o general José Carlos Braga de Avellar aconteceu em Campo Grande
Uma parceria com Exército foi solicitada nesta terça-feira pela prefeita Délia Razuk (PR) durante uma reunião com o general José Carlos de Avellar, comandante Militar do Oeste. A união seria para com o objetivo de recuperar e readequar o Aeroporto Municipal Francisco de Mattos Pereira, nos moldes de obras realizadas pelo Exército em vários estados do País e em Campo Grande, onde vias urbanas estão sendo recuperadas por profissionais de uma organização militar de Cuiabá (MT).
A prefeita de Dourados explicou que está voltada para obras emergenciais em diversos setores desde que assumiu em janeiro com atenção especial na infraestrutura das vias urbanas, com o pavimento danificado e do aeroporto, que necessita de reparos para atender a demanda de profissionais que se deslocam para o município a trabalho.
“Contamos com hospitais, três universidades públicas e outras particulares, com grande fluxo de visitantes que normalmente desembarcam em Campo Grande para depois se dirigir a Dourados, alongando a viagem”, destacou a prefeita, apresentando a pauta para uma parceria do Exército, ou para a recuperação das vias urbanas, ou para a readequação do aeroporto. Ela também lembrou que já conta com um projeto pronto para a realização dessas obras com recursos financiados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tem o apoio em Brasília (DF), do senador Pedro Chaves.
Como resposta, o general disse que o município precisa encaminhar o pedido oficial e a documentação do projeto, que será analisado por sua equipe de engenheiros e assessores e encaminhada a Brasília para avaliação do alto comando do Exército. “O Exército trabalha em um sistema de engenharia que tem definições em Brasília e aqui no CMO tratamos o assunto de forma política, administrativa e operacional para levar adiante o projeto”, ressaltou o general.
Para Avellar, há sim a possiblidade unir forças em prol do aeroporto que também está instalada uma das grandes unidades da corporação, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). “Um aeroporto em condições de atender também os interesses do Exército naquela região do Estado também seria de grande apoio para nossos trabalhos”, destacou o general.
O general disse que após receber o pedido formal e o projeto, determinará o estudo do impacto ambiental das obras no aeroporto e encaminhar para Brasília para agilização.