Uma inspeção realizada pela Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS), ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Estado (Semade), em lojas de vestuário nos municípios de Dourados, Caarapó e Itaporã reprovou 73% das roupas e produtos têxteis vistoriados nesses locais.
A inspeção fez parte da “Operação Especial Verão” e aconteceu entre os dias 15 a 19 de fevereiro. Os técnicos da AEM-MS visitaram 39 estabelecimentos e fiscalizaram 1.336 unidades de produtos têxteis. Deste total, 361 foram aprovadas e 975 apresentaram inconformidades.
Foram verificadas, segundo o site do governo do estado, roupas femininas, masculinas e infantis, além de ausência de inscrição fiscal de fabricante ou importador e ausência da composição. Também foram encontrados alguns produtos sem etiqueta. Vinte estabelecimentos foram notificados a apresentar a Nota Fiscal que comprove a origem dos produtos. As multas em caso de autuação vão de R$100,00 a R$ 1,5 milhão.
A operação, conforme o governo, teve por objetivo coibir a comercialização de roupas que ofereçam risco à saúde dos consumidores e conferir se os produtos colocados à venda contêm as informações fiscais e de consumo necessárias e obrigatórias.