O Parque Antenor Martins, também conhecido como Parque do Lago, um dos principais de Dourados, está parcialmente sem iluminação desde a véspera de Natal. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), marginais furtaram mais de 5 mil metros de cabo de cobre, deixando 180 postes da região sem iluminação.
“Na primeira visita técnica constatamos o furto de cabos elétricos subterrâneos, sendo 5.100 metros de cabos de cobre 6,0 e 10,0 mm² subtraídos nos trechos que podem ser vistos nas imagens que tiramos. Além disso, verificamos a violação e quebra de mais de 100 caixas de passagem e danos em diversos eletrodutos subterrâneos, o que resultou em cerca de 180 postes de iluminação pública apagados”, informou a Semsur.
O furto de fios de cobre é considerado crime e gera grande prejuízo financeiro para o poder público e para a população, além da falta de luz. “Infelizmente têm sido frequentes os casos em que a iluminação pública não está ativa por causa de ações de vandalismo ou furto de fiação das instalações elétricas, o que causa o apagamento de várias quadras de postes. Pedimos a colaboração da população para denunciar e para nos ajudar a cuidar do patrimônio da cidade”, afirma o secretário da Semsur, Márcio Antônio do Nascimento.
O prefeito Alan Guedes lamentou o ocorrido em postagem em suas redes sociais. “As equipes de iluminação pública vão, fazem o serviço e os marginais destroem o patrimônio público. E não é só no Parque Antenor Martins, na avenida Marcelino Pires essa também é uma realidade. O prejuízo fica para a população. A Guarda Municipal e a Polícia Civil estão investigando”, alertou.