A revitalização da rua Coronel Ponciano, uma das principais de Dourados, vai, enfim, sair do papel. O Governo do Estado assinou o contrato para realização da obra de pavimentação, drenagem e restauração da via, entre a avenida Marcelino Pires e a rodovia BR-163. A empresa responsável terá o prazo de 720 dias (24 meses) para concluir as atividades, conforme extrato de contrato publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (16). O investimento previsto é de R$ 28,5 milhões.
A obra na Coronel Ponciano vai melhorar mobilidade urbana e contribuir com o desenvolvimento da cidade. Ela é uma das principais vias urbanas de Dourados. “A pandemia afetou diversos setores e com a construção civil não foi diferente, os preços dos produtos subiram muito. Tivemos que revogar a primeira licitação e reajustar o orçamento”, destacou o secretário de Infraestrutura, Renato Marcílio.
Além da pavimentação e restauração, a via urbana vai ganhar ciclovia e sinalização viária. A duplicação será na BR-163 até a rua Palmeiras, em um trecho de 2,7 km. Depois até a Avenida Marcelino Pires segue a revitalização de mais 1,5 km.
De acordo com a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), a obra vai dispor de 7,6 km de drenagem pluvial, 202 bocas de lobo, 2.156 metros quadrados de piso em concreto para 22 unidades de pontos de ônibus. Também estão previstos 103.365 metros quadrados de reciclagem e recomposição de pavimento.
Será executado um canteiro central entre o trevo do DOF (Departamento Operações na Fronteira) e a Rua Pedro Leite de Farias, dispondo de ciclovia, assim como alargamento da via principal e pavimentação das marginais em ambos os lados.
Em frente a prefeitura também vai ter um alargamento da pista principal, com canteiro central e ciclovia na parte lateral. Outras mudanças também terão como objetivo tornar a via mais ágil e eficiente para atender a população e comércio local.
A Coronel Ponciano abriga locais importantes de Dourados, como a sede da prefeitura, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Detran-MS e até o estádio Douradão. Ela também liga a área central a vários bairros da cidade. A revitalização também pretende reduzir acidentes no local, que recebe um fluxo de mais de 20 mil veículos por dia.
Arte: Governo do Estado
Após revitalização, via terá duas vias, com melhora do fluxo e maior segurança