Assessoria
Secretário Jaime Verruck fala a empresários e parlamentares no Distrito Industrial; governo diz que vai atender prioridades
Em visita em Dourados na última sexta-feira (24), o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jaime Verruck, disse que o governo do Estado irá elaborar um plano de ação para atendimento das demandas da região, após conhecer a realidade do Distrito Industrial, a pedido da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) e dos representantes das empresas instaladas no DID.
Entre as reivindicações, melhorias na infraestrutura, logística e segurança. Hoje, 12 empresas estão instaladas no Distrito Industrial de Dourados; juntas, elas empregam 2,5 mil trabalhadores que trafegam pela região diariamente, além de caminhões e outros veículos pesados.
Segundo o secretário, a primeira ação do governo será a regularização fundiária do DID. “A Secretaria de Administração já levantou todas as áreas e a primeira medida será retomar os terrenos e regularizar a situação das áreas irregulares”, informou.
Ele disse que é de interesse do governo resolver os diversos problemas verificados no Distrito, já que pelo menos três empresas estariam interessadas em se instalar naquela região. “É preciso verificar a disponibilidade de energia e resolver estas questões de infraestrutura para que outras empresas possam se instalar aqui. Outra questão necessária é o licenciamento do núcleo industrial, o que tecnicamente só será possível após investimentos no sistema de esgoto e drenagem”, garantiu.
Reivindicações
Durante o encontro, o presidente da Aced Antônio Nogueira entregou ao deputado Zé Teixeira uma pauta de reivindicações dos empresários instalados no Distrito Industrial. “É a indústria que vem sustentando ainda o crescimento em nossa cidade. Por isto, é sempre bom estar preparado para atender às indústrias de nossa cidade e outras que porventura venham a se instalar aqui”, discursou, ao lembrar que a questão da infraestrutura do Distrito Industrial precisa ser resolvida de imediato.
A pauta de reivindicações do DID é longa e inclui demandas como criação de trevo principal de acesso ao Distrito e construção de um rodoanel ligando a BR-163 à MS-156, além de iluminação e sinalização, delimitação dos ramos de atividade para aquela região, implantação de posto avançado da Polícia Militar, linhas de ônibus e infraestrutura de comunicação incluindo internet e telefonia fixa e móvel.