00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Cotidiano Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2016, 09:39 - A | A

Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2016, 09h:39 - A | A

Doação de Sangue

Hemocentro sofre baixa nos estoques de sangue em Dourados

O motivo pode estar ligado ao aumento nos casos de dengue na região

Myllena de Luca
Capital News

Divulgação

Hemocentro de Dourados abrirá normalmente neste sábado

Hemocentro de Dourados pede doações

Atualmente os estoques de sangue do tipo 0+, 0- e A- estão baixos no Hemocentro Regional de Dourados. O motivo pode ser o maior consumo desse tipo se sangue por pacientes nas últimas semanas. O Hemocentro fica na rua Waldomiro de Souza, 295, na Vila Industrial, ao lado do Pronto Atendimento Médico (PAM).

De acordo com o site Dourados News, a assistente social do órgão, Rosa Fernandes, afirma que a média de doadores está dentro do esperado, 50 por dia. “Nós acreditamos que isso pode estar associado ao aumento nos casos de dengue e consequente maior demanda por sangue. Mas ainda precisamos avaliar o perfil dos pacientes que estão recebendo o sangue para ter certeza disso”, explica.
Em Dourados o número de casos suspeitos de dengue tem aumentado. Comparado ao mesmo período de 2015, o aumento foi de 1.700 %. No ano passado a cidade apresentava 14 casos confirmados. Já este ano, até o momento, são 238. As notificações subiram de 43 para 981.

Doação
Os doadores de todo tipo sanguíneo devem procurar o Hemocentro para colaborar neste período de maior demanda.
O Hemocentro funciona das 7h às 12h30 e a recomendação aos que vão doar pela primeira vez é de que cheguem até às 11h. Para doar sangue, basta levar ao Hemocentro um documento com foto. É necessário ainda estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção. O doador ainda deve ir ao local descansado e alimentado.
O doador deve pesar mais de 55 kg e ter entre 18 e 69 anos de idade, sendo 60 anos o limite para a primeira doação. Pessoas entre 16 e 17 anos de idade só podem doar com autorização do responsável legal.

Comente esta notícia