Hemosul de Dourados convoca toda a população do município a contribuir com a doando sangue, a fim de abastecer os estoques do hemocentro. Conforme a entidade, os estoques mais baixos são de O+, O- e B+, contudo são bem vindas doações de todas tipagens sanguíneas.
Para doar é preciso atentar-se às regras, levar documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista, ter entre 16 e 69 anos, pesar 55 quilos ou mais, estar bem alimentado e ter realizado a primeira doação antes dos 60 anos, acima desta idade, apenas quem já é doador de sangue. Vale ressaltar que menores de 18 anos só podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou responsável legal.
Coordenadora do Hemosul, Márcia Regina Miranda Tinos destaca as principais orientações em relação às vacinas. “Quanto a vacina contra Covid-19, quem tomou Coronavac tem que respeitar o prazo de 48h, e quem tomou AstraZeneca, Janssen ou Pfizer o intervalo é de 7 dias”, explicou.
Pessoas que apresentaram infecção pela Covid-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica. Podendo doar um mês após o fim dos sintomas.
Conforme a Lei nº 1.075, doenças como diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose e câncer, assim como portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis são inaptos a doarem. Em caso de gripe ou crise alérgica deve-se esperar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para doar sangue.
Serviço:
O Hemosul Dourados está localizado na rua Waldomiro de Souza, 295, na Vila Industrial. Os horários de atendimento são segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 12h30 e terças e quintas-feiras, das 7 às 17h. Vale ressaltar que a unidade fecha das 12h às 13h para almoço.