Hédio Fazan/O Progresso
Unei Laranja Doce terá uma nova sede que será construída ao lado da Penitenciária Estadual de Dourados
Entidades de acolhimento de crianças e adolescentes de Dourados devem receber cerca de RS 50 mil. Os recursos foram garantidos pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude através de representações administrativas contra estabelecimentos que venderam bebidas alcoólicas a menores de 18 anos ou permitiram a entrada em eventos noturnos de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsável legal. Além disso, serão oferecidos cursos profissionalizantes nas Unidades de Internação da cidade por um ano.
Segundo a promotora Fabricia Barbosa Lima, responsável pelas representações, o acordo proporciona uma excelente oportunidade para adolescentes infratores se profissionalizarem, o que deve colaborar para que esses não voltem a cometer atos infracionais por falta de uma opção melhor. “A maioria dos internos não tem escolaridade, tampouco interesse pelos estudos, e ainda, os mesmos não vem sendo preparados para a inserção no mercado de trabalho. E o resultado é catastrófico, a sociedade vem assistindo. Os internos estão eufóricos com os cursos, que têm data prevista para o início ainda este mês e a meta é que esses cursos continuem sendo ministrados futuramente em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que já manifestou interesse”, disse ao site Dourados Agora.
Entre os cursos oferecidos na Unei estão os de Produção Artesanal de Alimentos Saudáveis; Produção Caseira de Pães, Bolos, Biscoitos e Salgados; Preparo Artesanal de Produtos de Limpeza, Relações Interpessoais; Informática Básica; Informática Avançada Inclusão Digital Rural; Plantio e Manejo Básico do Pomar; Implantação e Manejo Básico de Horta. Os cursos devem ser mensais e os participantes recebem certificados.
Mais do que os recursos financeiros, a promotora comemora a volta dos cursos que já não aconteciam há alguns anos durante o cumprimento das internações em Dourados. “Chegou a ser ajuizada Ação Civil Pública contra o Estado de Mato Grosso do Sul, onde foi reivindicado, dentre outros, o oferecimento de cursos. O juízo monocrático acatou o pedido, contudo, houve recurso interposto pela parte requerida e o feito aguarda julgamento pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Assim, o acordo nas representações administrativas foi de grande valia e garantirá aos adolescentes o direito a ressocialização”, explica Fabrícia.
Nova estrutura
Outra novidade na Unei Laranja Doce é que ela terá uma nova sede a ser construída em área próxima ao complexo penitenciário de Dourados que abriga o Presídio Estadual de Dourados (PED) e o Semiaberto. A definição ocorreu no último dia 6, através do juiz da Vara da Infância de Dourados Zaloar Murat Martins, com o apoio do desembargador Eduardo machado Rocha, coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. O magistrado reuniu autoridades e entidades públicas de Dourados, na manhã de ontem na Câmara de Vereadores, para tratar do assunto.