A Prefeitura de Dourados foi avaliada pela primeira vez na plataforma Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União, do Ministério da Economia, e o resultado foi animador. De acordo com a avaliação do MEG-Tr, Dourados obteve a pontuação Bronze 3, considerada alta para cidades iniciantes, com destaque nos quesitos praticas destacadas, compromisso com as partes interessadas, estratégias e planos, geração do valor público e governança.
O projeto é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.
Segundo o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Henrique Sartori, este foi o primeiro ano de Dourados no programa, que existe desde 2017. “Hoje nós temos uma classificação Bronze 3, numa escala de 1 a 4, na qual Dourados se apresenta muito bem-posicionada com a tendência de crescer mais nos próximos anos. Ninguém entra no programa com classificação prata ou ouro, sempre no bronze. E nesta faixa tivemos fomos classificados como muito bom”, explica.
Sartori ainda destaca a importância de participação no programa. “O Ministério da Economia passará a vedar municípios que não se adequem e não façam adesão ao programa. O município que não aderir, não receberia mais recursos federais sob pena de ser deixado de fora da transferência voluntária e de emendas federais. Então, Dourados fez seu papel para continuar recebendo e obviamente abrir o leque para novas oportunidades de crescimento em gestão”, acrescenta.