00:00:00 Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2022, 11:15 - A | A

Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2022, 11h:15 - A | A

MigraCidades

ONU reconhece Dourados como umas melhores cidades do país para o imigrante

Prefeitura recebeu certificado MigraCidades pelo acolhimento de mais de 4 mil pessoas

Rogério Vidmantas
Capital News

Assecom

Alan Guedes Imigrantes

Prefeito Alan Guedes, gerente do CEI Jean Jolne e secretário Wellington Rocha

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Dourados recebeu o certificado MigraCidades, documento concedido pela OIM (Organização Internacional para as Migrações), agência da ONU (Organizações das Nações Unidas) para migrações. Segundo análise da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o município cumpriu as diversas etapas do processo de governança migratória. 

 

O documento foi recebido pelo prefeito Alan Guedes, junto com o secretário de Governo, Wellington Henrique Rocha de Lima e Jean Kenson Jolne, coordenador do CEI (Coordenadoria  Especial dos Imigrantes).

 

De acordo com Jean, esse reconhecimento é reflexo do trabalho que feito pela Prefeitura de Dourados, através do CEI e da Secretaria de Assistência Social, no acolhimento das pessoas que chegam à Dourados vindas de outros países ou mesmo de outros estados do Brasil em busca de uma nova vida. “O certificado vem para confirmar que Dourados está fazendo um bom trabalho. Nossa cidade é um lugar de refúgio e de acolhimento de mais de 4 mil imigrantes de diversas nacionalidades, o quarto município a receber mais imigrantes dentro do território nacional”, explica. Ele mesmo é haitiano de origem, está há seis anos no Brasil e já é naturalizado.

 

Muitos dos imigrantes que chegam à Dourados, tem como primeira parada a Casa da Acolhida. “Essa etapa é fundamental para que essas pessoas que chegam em Dourados se sintam seguras e bem-vindas e o trabalho feito pela Assistência Social nos orgulha”, disse o prefeito Alan Guedes. “A secretária Daniela Hall tem um cuidado especial neste setor e em 2023 muitos projetos para melhorar o atendimento”, completa. 

 

Para o próximo ano, o CEI continua com o atendimento com objetivo de promover com segurança uma migração ordenada e digna em benefício das pessoas migrantes internacionais. “Vamos garantir os direitos de cada imigrante,  não vamos deixar ninguém para trás”, concluiu Jean.

 

Comente esta notícia