A preocupação com a entrada do coronavírus na Penitenciária Estadual de Dourados (PED), com 2.700 internos, três vezes mais que a capacidade, aumentou com a confirmação do segundo caso positivo entre os servidores. Um agente que já estava em isolamento preventivo foi testado positivo para Covid-19. Ele atua no mesmo plantão do primeiro caso que já recebeu alta hospitalar e está concluindo a recuperação em casa. Os resultados dos demais que fizeram o teste foram negativos e já voltaram ao trabalho após o isolamento.
De acordo com a Agência Penitenciária todas as precauções necessárias, desde o início da pandemia, têm sido tomadas. Elas incluem a suspensão de visitas e demais atividades nos presídios, desinfecção regular das instalações e de todos os materiais que adentram as unidades, conforme as normas sanitárias.
No caso específico da PED, a Agepen informou que assim que tomou conhecimento do primeiro caso, afastou todos os servidores do plantão do serviço que ficaram sob monitoração. A penitenciária conta com o acompanhamento técnico da infectologista da Secretaria de Estado de Saúde, Andyane Tetila.
Ainda segundo nota da Agepen, antes mesmo do episódio, o presídio já vinha recebendo desinfecção regular de celas, corredores e demais espaços. Todos os agentes recebem máscaras para uso em serviço e álcool gel é disponibilizado para a higienização constante das mãos, entre outras medidas sanitárias.