Na próxima semana acontece em Dourados a tradicional Festa do Peixe que chega neste ano a sua 13ª edição. Desde esta quinta-feira (6), o pescado está sendo solto nos dois lagos que recebem o evento: Parque Primo Fioravanti Vicente, popularmente conhecido como Rego D’água, e no Parque Antenor Martins.
De acordo com a organização, a soltura acontece nesta semana para que os animais possam se adaptar ao novo ambiente que foram introduzidos e deve ser de pelo menos seis dias. A pesca nestes locais não é possível dentro deste período.
“Um período de despesca é respeitado, quando o peixe é retirado do lago e recebe um tempo de adaptação no lago onde foi solto. Os animais também passam por um tempo de jejum, para que a pesca seja possível”, disse a secretária e Desenvolvimento Econômico, Rose Ane Vieira.
Todo pescado é produzido em Dourados e foram disponibilizados seis mil quilos de peixe entre tilápia e pacu para os torneios de pesca. A MS Peixe doou uma tonelada de alevinos que foram soltos junto aos peixes maiores para que cresçam e possam atender a pesca em outros períodos do anos.
“Nosso diferencial é que é um peixe fresco, com acompanhamento de análises laboratoriais da água e da carne. As famílias terão oportunidade de comprar o peixe direto do produtor para a semana da Páscoa, com qualidade”, disse o secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Landmark Rios ressaltando a participação de 11 produtores que foram fornecedores dos produtos.
Além do torneio de pesca, a festa abrange também a venda de peixes com várias atrações musicais, esportiva e culturais.