A Agência Municipal de Habitação de Dourados (Agehab) abriu inscrições para o programa habitacional de financiamento de apartamentos. Serão construídos 160 apartamentos em terreno doado pela Prefeitura de Dourados, no Condomínio Erny Vieira da Rocha, localizado no Conjunto Habitacional Izidro Pedroso.
O conjunto terá dez blocos com 16 apartamentos cada e espaço livre para recreação. A unidade habitacional terá 50,19 m2, sendo dois quartos, sala, cozinha, área de serviço, banheiro e circulação.
Essa modalidade atende famílias com rendimento mensal entre R$ 1.300,00 a 4.685,00 e que estejam interessadas em obter financiamento junto à Caixa Econômica Federal, com recursos do programa Casa Verde e Amarela.
Diego Zanoni, diretor-presidente da Agência de Habitação, destacou que geralmente o que dificulta o acesso ao financiamento é o valor exigido na entrada do imóvel. “Com a doação do terreno de propriedade da Prefeitura de Dourados e do Governo do Estado aos beneficiários, ocorrerá a diminuição deste valor de entrada ou até o abatimento total, tornando essa linha de crédito mais acessível para as famílias, que não precisarão desembolsar um valor significativo de entrada, e com isso poderão concentrar suas economias para o pagamento das parcelas do financiamento”, completou.
A doação do terreno ao beneficiário é realizada no ato da assinatura do contrato com a CAIXA. Os juros e a prestação a serem pagas pelos beneficiários são acessíveis e estabelecidos nos normativos do Programa. O Estado e Município, também subsidiarão o valor das unidades habitacionais, através de realização de obras de infraestrutura interna, no acesso e entorno do empreendimento.
“Além de beneficiar famílias cadastradas junto à Agehab, reduzindo, desta forma, o déficit habitacional de Dourados, o projeto não gera custos significativos ao poder público municipal, haja vista, que o investimento a ser realizado pelo município consista na doação de um terreno já desafetado e destinado a construção de habitações de interesse social. E gera ainda a criação de empregos e a circulação de renda, tanto pelos empregos criados durante a construção, quanto pela venda das unidades construídas”, finalizou Zanoni.
Exigências do programa
O pretendente não poderá ter restrição cadastral (SERASA , SPC OU CADMUT); Deverá apresentar a comprovação de renda declarada no cadastro; Não pode ter casa própria ou já ter sido beneficiado em outro programa.
Inscrições
Quem deseja se inscrever para o financiamento deve fazer a inscrição ou atualizar cadastro no site da Agehab ou presencialmente na Agência de Habitação localizada na prefeitura. A seleção das famílias é feita pela Agehab seguindo critérios de prioridade como idosos, pessoas deficientes e mulheres chefes de família.