Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020, 08:39 - A | A

Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020, 08h:39 - A | A

Distanciamento

Prefeitura de Dourados volta flexibilizar funcionamento de bares e escolas

Igrejas poderão ter missas e cultos em três dias da semana, com restrições de pessoas

Rogério Vidmantas
Capital News

Assecom

Transbordo Dourados

Militares fazem desinfecção contra coronavírus no terminal de transbordo de Dourados; cidade ampliou reabertura

A cidade de Dourados volta a flexibilizar as medidas de distanciamento social nesta sexta-feira (14). A prefeita Délia Razuk assinou decreto que autoriza, entre outras atividades, que bares e cursos profissionalizantes pudessem retomar atividades, mesmo que com restrições. O motivo da mudança seria os bons índices apresentados no boletim divulgado nesta quinta. Dos 4.704 casos, aproximadamente 90% passaram pelo período de quarentena, não apresentam sintomas e tiveram alta médica. É o maior percentual dos últimos três meses.

 

No decreto publicado no Diário Oficial, a prefeitura autorizou a retomada das atividades presenciais em cursos livres, técnicos e profissionalizantes e aulas práticas de autoescolas.

 

Igrejas ficam autorizadas a promover eventos religiosos três vezes por semana – até então eram apenas duas. Entretanto, precisam adotar medidas de biossegurança para garantir o distanciamento entre os fiéis.

 

Bares e conveniências podem voltar a receber clientes, mas a venda de bebida alcoólica só pode ocorrer até 20h, inclusive nos restaurantes e na praça de alimentação do shopping. Desde junho, bares e conveniências só podiam vender por delivery ou para retirada. O toque de recolher fica mantido entre 22h às 5h.

 

Fica proibida a permanência e aglomeração de pessoas na porta ou no entorno de lanchonetes, conveniências, bares, distribuidoras de bebidas e similares a qualquer hora do dia e da noite. Após 22h os serviços de conveniências somente poderão atender por entrega em domicílio (delivery).

 

Em relação às academias de ginástica, a prefeitura decidiu manter autorização de funcionamento às segundas, quartas e sextas. As medidas valem por 14 dias. Aos domingos fica vedado o funcionamento de todas as atividades não essenciais.

 

Controle

 

Na transmissão ao vivo pela página da prefeitura no Facebook, o assessor especial do gabinete, Alexandre Mantovani, afirmou que a reabertura está sendo adotada com sobriedade em Dourados e que o distanciamento social é necessário para manter a doença sob controle.

 

O comitê local de enfrentamento à covid-19 anunciou que nesta quinta-feira Dourados tem 4.201 infectados já recuperados e 439 casos ativos, sendo 416 pessoas em isolamento domiciliar e 23 internadas, sendo 16 em leitos de enfermaria e sete em terapia intensiva.

 

Dourados tem 64 mortes em decorrência do novo coronavírus. Nesta quinta, o comitê local anunciou a morte de morador do Mato Grosso que estava internado em Dourados, mas o óbito vai na estatística da cidade de origem do paciente.

 

 

 

Comente esta notícia