00:00:00 Sábado, 12 de Outubro de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 13 de Março de 2023, 16:53 - A | A

Segunda-feira, 13 de Março de 2023, 16h:53 - A | A

Piso Nacional

Prefeitura e Simted se reúnem para iniciar negociação salarial

Encontro foi o primeiro entre as partes e devem se repetir em uma semana

Rogério Vidmantas
Capital News

Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados

Dourados Simted

Secretários de Governo e Fazenda receberam os representantes dos servidores

A Prefeitura de Dourados e o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) retomaram, nesta segunda-feira (13), as reuniões para discutir a recomposição salarial e outras demandas dos servidores da Educação. No encontro, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Henrique Rocha de Lima, e o secretário de Fazenda, Rafael Sabino, receberam o presidente da entidade, Thiago Coelho, e membros da Comissão de Negociação, com representantes da direção, magistério, administrativo e educação indígena. 

 

Na pauta dos servidores da Educação, retomou-se os pleitos de recomposição do piso nacional, diante do reajuste implementado em 2023, e adequações dos trabalhadores do setor administrativo, entre outras. “São pautas que são apresentadas desde 2021 e retomar outras que são caras para os educadores. A mais urgente é a recomposição do piso nacional, com data retroativa para janeiro e planejando a retomada do piso para 20 horas”, disse Thiago Coelho. 

 

Segundo o dirigente sindical, a categoria tem ciência de que esse último pedido precisa de negociação e tempo. "Não estamos cobrando da Gestão um índice único, mas um exercício de parcelar a construção do piso para 20 horas até 2028”, explica.

 

De acordo com o secretário de Governo, esse encontro destaca o alinhamento e retorno de um trabalho conjunto entre os servidores e a Administração Municipal. “Essa é uma primeira reunião para alinharmos as demandas da categoria. A Administração tem interesse em atendê-las, ao máximo, de acordo com as possibilidades do Município e para isso precisamos analisar o impacto de cada item antes de um retorno para seguirmos qualquer negociação”, disse Wellington Rocha.

 

Segundo ele, a Gestão vai apresentar uma comissão nos próximos dias para analisar as propostas e verificar viabilidade, buscando encontrar um denominador comum o mais rápido possível. As comissões de negociação do Simted e da Prefeitura voltam a se reunir na próxima segunda-feira (20).

 

Comente esta notícia