00:00:00 Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 27 de Julho de 2022, 15:13 - A | A

Quarta-feira, 27 de Julho de 2022, 15h:13 - A | A

Atenção!

Procon alerta para novo golpe com empréstimos consignados

Estelionatários estão solicitando devolução de empréstimos feitos indevidamente

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/PMTL

Procon alerta para golpes em operações de crédito consignado

Golpe consiste na contratação indevida de empréstimos e pedido de devolução

Um novo tipo de golpe que envolve empréstimos consignados preocupa o Procon. Golpistas estão solicitando valores em nome de outras pessoas e, após aprovados, ligam para os “favorecidos” se dizendo do banco e pedindo o valor depositado, indevidamente. A orientação é para que as pessoas fiquem atentas às mensagens recebidas e qualquer devolução só deve ser feita em nome das agências bancárias e nunca em nome de pessoas físicas.

 

O golpe inicia com o depósito de um valor indevido na conta da pessoa. Logo após, o estelionatário entra em contato telefônico ou via WhatsApp, na qual o fraudador identifica-se como colaborador do banco em questão e tenta convencer o consumidor a devolver o empréstimo irregular. Ao perceber o valor em conta, a vítima acaba devolvendo a quantia na conta passada pelo golpista e não para a empresa. 

 

“A pessoa que recebe esse contato precisa ficar atenta, a devolução do valor tem que ser feita na conta da instituição financeira, senão, além dela ter sofrido um empréstimo que não solicitou, ainda acaba ficando com a dívida”, explicou Lenilson Almeida, procurador municipal do Procon, em Dourados.

 

A orientação primordial é para que o consumidor avalie com cuidado os canais de atendimento da instituição financeira que realizou o empréstimo indevido antes de realizar qualquer devolução de valores. “Em caso de dúvida quanto à legitimidade da cobrança, o consumidor deverá acionar o Procon para que seja realizada a negociação junto ao banco responsável pela concessão, a devolução do dinheiro de forma segura”, conclui Lenilson.

 

Comente esta notícia