00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Cotidiano Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022, 15:13 - A | A

Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022, 15h:13 - A | A

Natal

Procon orienta consumidores sobre compras de fim de ano

Órgão divulga algumas recomendações para uma transação segura no comércio físico ou eletrônico neste período

Rogério Vidmantas
Capital News

Rovena Rosa/Agência Brasil

Comércio Natal

Movimento no comércio aumenta no fim do ano, seja em lojas físicas ou virtuais

Por conta do típico aumento do movimento no comércio durante o período de final de ano, o Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) orienta que as pessoas fiquem atentas no momento das compras. Para auxiliar os cidadãos e evitar que o cliente seja lesado ao adquirir um produto, o órgão divulga recomendações seguindo o Código de Defesa do Consumidor.

 

O primeiro passo deve ser o planejamento. É necessário ter noção do que comprar, estabelecer limite para gastos e fazer pesquisa de preços. Caso algum produto esteja com valor muito elevado, é preciso verificar a possibilidade de ser substituído por outro mais em conta. Uma das recomendações mais importantes é a de compreender o que pode ou não ser adquirido, evitando dívidas.

 

Lojas físicas

 

O consumidor deve ficar atento às políticas de venda dos estabelecimentos principalmente: condições de pagamento, prazos de entrega e de troca ou devolução dos produtos da empresa. O cliente precisa sempre exigir a nota fiscal, que comprove a compra, o documento é necessário em caso de reclamação.

 

Eletrônicos

 

Ao adquirir os equipamentos, a dica é solicitar ao vendedor uma demonstração do funcionamento do produto. Vale também avaliar se compensa adquirir itens mais sofisticados e, consequentemente, mais caros. Caso a escolha seja por um celular, além do preço, deve-se avaliar também os serviços oferecidos como aplicativos, capacidade, pacotes, promoções, entre outros. Outra dica importante é observar com atenção a garantia contratual e a rede de assistência técnica do fabricante.

 

Perfumes e alimentos

 

Verificar a adequação da rotulagem/embalagem às exigências do Código de Defesa do Consumidor: peso, volume, prazo de validade, composição, registro no Ministério da Saúde, dados do fabricante ou importador. Mesmo que o produto seja importado, todas as informações devem estar em língua portuguesa.

 

Compras pela Internet

 

É importante saber se a loja é de confiança e buscar avaliação de outros usuários que já compraram nela. Verificar se o estabelecimento tem CNPJ, endereço físico e outros dados da empresa que passem credibilidade. O consumidor deve ficar atento com produtos baratos demais, visto que pode se tratar de uma página falsa ou de um item pirata. Além disso, a pessoa tem o direito de desistir da compra em até sete dias da assinatura do contrato ou recebimento do produto, conforme o artigo 49 do CDC.

 

Comente esta notícia