00:00:00 Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024


Cotidiano Domingo, 09 de Abril de 2023, 09:51 - A | A

Domingo, 09 de Abril de 2023, 09h:51 - A | A

Pescaria Liberada

Quase 5 mil pessoas passam pelo Parque do Lago na Semana Santa

“Pesque e Leve” segue neste fim de semana e cada pessoa pode levar até três exemplares para casa

Rogério Vidmantas
Capital News

Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados

Dourados

Desde quarta-feira, pescadores tomaram as margens do lago no Parque Antenor Martins

A liberação da pesca no Parque do Lago termina neste domingo (9), após cinco dias de muita movimentação e incontáveis peixes sendo levados para a casa dos praticantes da pescaria. A Prefeitura de Dourados abriu o espaço para que o público praticasse o “Pesque e Leve” na última quarta-feira (5) e, segundo números da GMD (Guarda Municipal de Dourados), aproximadamente 5 mil pessoas passaram pelo Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida.

 

Neste último dia, a pesca pode ser praticada até às 17h. Na última terça-feira (4), a Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) despejou no lago aproximadamente três toneladas de peixe de aproximadamente 1,5 kg. A espécie predominante é de pacu, mas alguns exemplares de curimba, carpa e pintado também foram soltos, que se juntam aos peixes já presentes no lago de ações anteriores.

 

O limite é de três unidades para cada pessoa, independente da espécie do pescado. “No ano passado, aproximadamente mil pescadores por dia passaram pelo Parque do Lago e chegaram a pescar espécies de 3 ou 4 kg, o que deve acontecer de novo, já que muitos peixes despejados na ocasião estão no lago. O limite imposto é para que o máximo possível de pescadores possam passar por aqui e levar seus peixes para casa”, explica o secretário de Agricultura Familiar, Ademar Roque Zanata.

 

Para pescar, algumas regras devem ser obedecidas, como a utilização de apenas uma linha na água por pescador; é proibido a utilização de qualquer outro apetrecho de pesca  em desacordo com a legislação, como redes, tarrafas, joão bobo, espinhel; e é proibida a alimentação com ceva, milhos, farelos, quireras, entre outros.

 

Comente esta notícia