00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Cotidiano Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022, 13:33 - A | A

Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022, 13h:33 - A | A

Desenvolvimento

Sebrae e Prefeitura concluem programa Cidade Empreendedora

Iniciativa trouxe melhorias para economia e contribuições no aumento do empreendedorismo

Rogério Vidmantas
Capital News

Assecom

Alan Guedes

Prefeito Alan Guedes junto com secretários municipais na entrega do relatório

Fomento à inovação, apoio ao comércio local e agricultura familiar, promoção de uma cultura empreendedora nas escolas, além da desburocratização e melhoria dos processos municipais e incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras públicas. Essas foram algumas das ações trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Dourados, executado ao longo dos últimos 20 meses em uma parceria entre o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal. 

 

A iniciativa foi encerrada oficialmente na noite desta segunda-feira (12) em solenidade realizada no Teatro Municipal, com a entrega de relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município ao prefeito Alan Guedes. Estavam presentes o presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Paulo Roberto Campione e o conselheiro Nilson dos Santos, além de secretários municipais, servidores e outras autoridades.  

 

Segundo Alan, o programa exerceu um papel importante para o desenvolvimento do município, ofereceu ferramentas para que o empreendedor pudesse se qualificar e crescer, gerando emprego e renda para a cidade, além de atuar junto ao órgão municipal para a capacitação dos servidores e aprimoramento dos processos públicos, o que possibilitou o oferecimento de um melhor serviço à população. 

 

“O Cidade Empreendedora motivou tanto o nosso time da prefeitura, quanto os parceiros que atuaram com a gente no programa, como a Associação Comercial. Foram visitadas milhares de empresas em Dourados e obtivemos um diagnóstico muito claro do que precisávamos fazer para melhorar a vida de quem empreende e criar um ambiente de negócios mais favorável. Isso contribuiu muito para que a cidade tivesse um novo modelo de desenvolvimento e conseguimos ter muitas entregas, principalmente, no que tange à diminuição do tempo de abertura de novas empresas e a celeridade dos processos administrativos internos, o que nos ajudou a tornar o nosso município uma Cidade Empreendedora”, ressaltou Alan.

 

“Cidade de Negócios” 

 

Dourados aderiu ao programa em maio de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae/MS até dezembro deste ano. Nesse período, 56 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles que norteou o trabalho foi “Cidade de Negócios” voltado para transformar a economia através do empreendedorismo. 

 

Algumas das iniciativas foram estruturadas a partir da construção de um Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o engajamento do poder público e da sociedade civil organizada fizeram toda a diferença para os resultados alcançados.

 

“O Sebrae levou para o município um pacote de ferramentas que possibilitaram a melhoria da cidade em diversos aspectos, mas se não fosse o envolvimento da Prefeitura Municipal, dos empreendedores locais e das instituições parceiras como Associação Comercial e Sindicato Rural, não seria possível obter tantas conquistas. Juntos todos pensaram no caminho que seria necessário trilhar para construir um futuro promissor para o segundo maior município do Estado e hoje temos avanços nas áreas de inovação, educação, comércio e serviços e agricultura familiar. Foram várias ações que possibilitaram fortalecer não só o empreendedor, mas também a gestão municipal, promovendo a geração de emprego e renda e o desenvolvimento de Dourados”, destacou Mendonça. 

 

Fortalecimento do empreendedorismo 

 

O Sebrae atuou em Dourados melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados cerca de 35 mil atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas 7.547 empresas distintas localizadas na cidade.

 

Um dos empreendimentos atendidos foi a boleria Casa de Vó, das empresárias Daniely Sotolani e Fabiana Cariaga. As duas já tinham recebido consultoria antes da chegada do programa no município, melhoraram a precificação dos produtos e recentemente abriram uma segunda loja. “O programa veio para dar um apoio grande para os comerciantes e tem sido algo importante para levar conhecimento e promover mais visibilidade para os negócios”, pontuaram.

 

Comente esta notícia