00:00:00 Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024


Cotidiano Terça-feira, 28 de Março de 2017, 09:14 - A | A

Terça-feira, 28 de Março de 2017, 09h:14 - A | A

Reivindicação

Sem-terra deixam Usina e invadem Incra em Dourados

Manifestantes estavam acampados na Usina São Fernando, após decisão judicial transferiram-se para a sede do Incra, para tentar reunião com o representante

Flavia Andrade
Capital News

Gizele Almeida

Sem-terra deixam Usina e invadem Incra em Dourados

Manifestantes estavam acampados na Usina São Fernando, após decisão judicial transferiram-se para a sede do Incra, para tentar reunião com o representante

Nesta segunda-feira (27), os manifestantes ligados ao Movimento Sem Terra Brasileiro (MSTB), que estavam acampados na Usina São Fernando em Dourados, deixaram o local após determinação judicial e invadiram a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

De acordo com o Dourados News, o líder do movimento Vanildo Elias Oliveira, afirmou que no local estão cerca de 200 pessoas, ainda segundo ele, “os manifestantes foram recebidos por um funcionário, no momento em que algumas portas foram fechadas”, pontuou Oliveira.

Ainda segundo Vanildo Elias Oliveira, a exigência é uma reunião com um representante nacional do Incra ou um ouvidor agrário para apresentação das solicitações da classe.

Ainda segundo informações divulgadas pelo Dourados News, o grupo reivindica a desapropriação sob decreto de três fazendas em Mato Grosso do Sul, que seriam de propriedade de devedores da União. Uma delas a São Marcos, de propriedade de José Carlos Bumlai, preso e condenado na Operação Lava Jato e local onde o grupo havia ocupado desde 2015.

 

Invasão é por tempo indeterminado segundo liderança do movimento, as ações são discutidas entre todos os integrantes, e de acordo com o líder Vanildo Elias Oliveira, se houver a reintegração de posse, os manifestantes saem do prédio do Incra, mas há indícios de que o movimento pode se expandir e o único local onde não será ocupado, será o cemitério da cidade.

Comente esta notícia