Um sistema informatizado que substituirá o Infopen, tecnologia utilizada pela instituição para o controle de informações penitenciárias no País está sendo estudado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para a criação do Sisdepen.
Por conta disso, o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) se reuniu com o consultor do Depen, Marlon Oliveira para falar sobre o Sistema Integrado de Administração Penitenciária (Siapen), que é utilizado em Mato Grosso do Sul.
O encontro contou também com a participação do diretor de Operações da agência penitenciária, Reginaldo Francisco Régis, e dos agentes penitenciários responsáveis pelo desenvolvimento e continuidade do Siapen, Wagner Faria e Alexandre Albuquerque.
Durante a reunião, Stropa explicou que o sistema trabalha em conjunto com a tecnologia utilizada por toda a segurança pública do estado, o Sigo. Conforme o dirigente, atualmente os desenvolvedores estão trabalhando para aperfeiçoar a interoperabilidade dos dois sistemas, Siapen e Sigo.
O Siapen é um software específico capaz de administrar informações referentes às rotinas dos estabelecimentos prisionais do Estado, tudo de maneira on line e dentro das normas de segurança necessárias.
Atualmente o software está protegido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), do Governo do Estado e serve de forma abrangente ao sistema penitenciário estadual.
O sistema é utilizado em 31 presídios e patronatos penitenciários do Mato Grosso do Sul, além de estar em funcionamento também em estabelecimentos prisionais do Distrito Federal, Mato Grosso, Alagoas, Piauí e Amazonas e penitenciárias federais.