00:00:00 Sábado, 12 de Outubro de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 24 de Março de 2023, 16:38 - A | A

Sexta-feira, 24 de Março de 2023, 16h:38 - A | A

Conferência de Saúde

Subfinanciamento do SUS é um problema para Saúde de Dourados, diz secretário

Chefe da Sems foi o responsável pelo debate com o tema “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: Subfinanciamento do SUS na macrorregião de Dourados”

Rogério Vidmantas
Capital News

Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados

Waldno Dourados

Waldno Lucena é secretário municipal de Saúde desde meados de 2021

Durante a agenda da 9ª Conferência Municipal de Saúde, o secretário da Sems (Secretária Municipal de Saúde), Waldno Pereira de Lucena Júnior, foi o responsável pelo debate com o tema “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: Subfinanciamento do SUS na macrorregião de Dourados”. Na discussão, o chefe da pasta destacou que os aportes federal e estadual para a Saúde do município não suprem as necessidades.

 

“Precisamos melhorar, e muito, o subfinanciamento do SUS. A gente tem um subfinanciamento crônico do SUS desde a sua criação com a Constituição de 1988, só que foi agravado muito de 2016 para cá com a emenda constitucional 95, que foi uma verdadeira pá de cal do financiamento federal do SUS”, comentou Waldno.

 

Ao mesmo tempo, o dirigente da Saúde municipal diz que os resultados da conferência podem ser positivos, mudando o cenário atual. “As discussões aqui levantam esses problemas até para o conhecimento da população, que faz parte desse processo, para que ajude também a cobrar das instâncias superiores. É muito fácil cobrar do prefeito, porque as pessoas, na maioria das vezes, não têm oportunidade de chegar em instâncias superiores, como um presidente para cobrar. Então é uma dificuldade muito grande de cobrar dos líderes estaduais e federais. Com propostas oriundas da onde há participação geral, acredito que teremos boas respostas ao final de todos os trabalhos”.

 

Conferência

 

A 9ª Conferência Municipal de Saúde, teve início nesta quinta-feira (24) com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Por meio de eixos temáticos, o evento promove debates sobre o setor com vários segmentos, desde usuário do SUS, trabalhadores em Saúde, governo e prestadores de serviço público e privado. O encontro acontece a cada quatro anos e define políticas públicas para esse período.

 

Realizado pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, a conferência é aberta a todas as pessoas pertencentes aos segmentos dos Usuários do SUS, Trabalhadores em Saúde, governo e prestadores de serviço público e privado.

 

Comente esta notícia