Assecom
Full banner que dá acesso a questionário para população preencher está na capa da página da Prefeitura
A Secretaria Municipal de Planejamento de Dourados (Seplan) continua com o processo de revisão e atualização do Plano Diretor. Para ampliar a participação da população, a pasta disponibilizou na página da prefeitura na Internet um questionário onde o cidadão pode opinar e fazer sugestões sobre melhorias para o seu bairro.
Para participar, o cidadão deve acessar o endereço www.dourados.ms.gov.br e clicar no full banner que está na capa do site, onde será direcionado a um questionário com abordagens sobre coleta seletiva de lixo, alagamentos, arborização, sistema viário, transporte público, infraestrutura, equipamentos públicos e serviços, entre outros.
De acordo com o arquiteto e urbanista Werther Fioravanti, diretor do departamento de planejamento da Seplan, a participação da população no processo de atualização do Plano Diretor é essencial. “É um questionário simples, prático e rápido. Quanto mais sugestões recebermos melhor para identificarmos os principais problemas da cidade para buscar soluções durante a revisão em andamento, trazendo no final um Plano Diretor atualizado e que reflita bem a nossa realidade”. Ele reforça a necessidade de mobilização de toda a população, professores, estudantes, lideranças de bairros e demais segmentos.
Fioravanti diz que essa participação virtual é a possível no momento. “Esse questionário é apenas uma das ações dentro do processo de revisão do Plano Diretor, já que nesse momento de pandemia dificultam-se os encontros presenciais e audiências públicas, sendo essa uma solução encontrada para ampliar o acesso da população neste início, mas que as audiências públicas, essenciais para boa elaboração do Plano, dentre outras ações, vão ocorrer assim que possível”.
O diretor da Seplan diz que o processo está em fase de levantamento de dados e da legislação existente. Em breve serão realizadas oficinas técnico-temáticas com a participação de agentes da Seplan, de outras secretarias, da câmara municipal e universidades.