00:00:00 Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2024


Cotidiano Terça-feira, 22 de Setembro de 2015, 16:59 - A | A

Terça-feira, 22 de Setembro de 2015, 16h:59 - A | A

Premiação

Trabalho que melhora acesso de usuários a medicamentos em Dourados é premiado

Muitas vezes, as pessoas buscam a justiça para garantir o medicamento pela marca e não pela composição

Rafael Dias
Capital News

Max Rocha/ Asscom

Trabalho que melhora acesso de usuários a medicamentos em Dourados é premiado

Melissa Cristina Brandolis e Flávia Patussi exibem certificado de prêmio nacional que receberam

Em primeiro simpósio nacional realizado no mês de agosto em Cuiabá, premiou um trabalho cientifico com o tema Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica: Conquistando Novos Espaços. Essa ação foi desenvolvida na Secretária de Saúde da Prefeitura de Dourados para melhorar o acesso da população a medicamentos e reduzir os custos da busca por remédios.

 

As farmacêuticas da Central de Assistência Farmacêutica (CAF) mantida pela prefeitura, Melissa Cristina Brandolis e Flávia Patussi Correia Sacchi elaboraram o trabalho científico. Elas receberam o prêmio no 7º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica, realizado pela Escola Nacional dos Farmacêuticos e pela Federação Nacional dos Farmacêuticos. 

 

“É o reconhecimento do nosso trabalho e acredito que possa estimular outros profissionais a fazerem o mesmo, desenvolver projetos que possam fazer a diferença”, explica Flávia. Melissa lembra ainda que o trabalho científico descreve uma ação ampla que vem sendo desenvolvida há um ano, tendo o usuário como centro e foco do trabalho.

 

A Câmara Técnica foi implantada no âmbito da Comissão de Farmácia Terapêutica. A Câmara consiste num grupo de profissionais que fazem uma avaliação detalhada para responder a procedimentos que chegam à Secretaria de Saúde de pacientes que buscam medicamentos no serviço público por vias judiciais.

 

Quando foi feito o levantamento que baseou o início do trabalho, foi constatado que pelo menos 60% daqueles que ingressavam com procedimentos eram pessoas que buscavam por medicamentos que estavam disponíveis na rede pública. Diante disso, foi adotada uma estratégia de responder às solicitações que chegam de advogados e defensores públicos já orientando sobre onde e como encontrar tal produto

 

Comente esta notícia